Representante do MS vê defesas da Especialização em Saúde da Família

Acompanhando o segundo dia de apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal de Pelotas, em Natal, Rio Grande do Norte, a assistente social e representante do Ministério da Saúde naquele estado Uiacy Alencar chamou atenção para a importância do curso e das intervenções não apenas para a qualificação profissional dos alunos, mas fundamentalmente como um legado para o território. Segundo ela, esse produto é um patrimônio que fica para a comunidade que recebe as ações.

“Queremos um movimento de mudança. E isso se enxerga nas comunidades. Nó vemos os indicadores apresentados e conseguimos fazer um trabalho no sentindo de melhorar as situações apresentadas”, afirma Uiacy.

Os TCCs realizados foram elaborados pelos profissionais do Programa de Valorização da Atenção Básica. Segundo Uiacy, é preciso mobilizar a comunidade e os gestores para que eles se apropriem dos resultados obtidos pela intervenção e apoiem a continuidade das ações. “Precisamos que a comunidade veja o que está acontecendo e entenda, cada vez mais, que isso é positivo.”

Também acompanharam as apresentações profissionais técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e professores supervisores da UFRN. A coordenadora da supervisão presencial do PROVAB/Mais Médicos pela UFRN, Lyane Ramalho Cortez, esteve presente nas defesas da tarde de hoje. Os profissionais interagiram com os alunos e com a coordenação do curso e mostraram grande interesse pelos materiais do curso, que estão disponíveis em acesso aberto através do site https://dms.ufpel.edu.br/p2k.

A apresentação dos TCC’s em Natal iniciou nesta terça-feira e terminou nesta quarta (4), no Centro de Eventos do Praiamar Natal Hotel & Convention.

Publicado em 05/02/2015, na categoria Notícias.