Professor Maurício Polidori é empossado novo diretor da Faurb

DSC_0027Na manhã desta segunda-feira (26), o saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel recebeu estudantes, servidores e autoridades para a transmissão dos cargos de diretor da unidade para o professor Maurício Polidori e de vice para a professora Isabel Salamoni. A cerimônia também marcou a despedida do professor Antônio César da Silva do posto que ocupava há oito anos e meio.

Contando com a presença do reitor Mauro Del Pino e do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, além de autoridades, como a secretária da Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Josiane Almeida, e outros pró-reitores e diretores de unidades, o primeiro ato da cerimônia foi a assinatura do termo de posse.

Em seguida, o diretor que deixava o cargo tomou a palavra. Antônio César destacou a necessidade em levar os interesses coletivos como prioridade, em detrimento dos individuais. Ele também destacou o papel fundamental do professor na vida universitária, afirmando que os cargos de direção devem existir para dar suporte às funções docentes. Para o antigo diretor, citando o caso da sua faculdade, bastou que fosse dada infraestrutura aos professores, para que novos grupos de pesquisa e laboratórios surgissem. “O que a gente precisa são condições de trabalho”, pontuou.

Entre as conquistas do seu período de gestão, Silva lembrou a criação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, o oferecimento das disciplinas de desenho técnico por parte da própria Faculdade e o acolhimento de estruturas antes pertencentes a outras unidades.

DSC_0039Depois do pronunciamento de Antônio César, o novo diretor fez seu pronunciamento. Ele afirmou já estar trabalhando para trazer melhorias para a Faurb desde antes da posse. Polidori disse encontrar no corpo da UFPel vários parceiros para novos projetos. Entre as metas colocadas por ele, está a reforma do prédio da unidade e de seu pátio interno, a expansão das instalações, com a anexação da antiga Capitania dos Portos e da casa do capitão, além da melhoria do espaço urbano ao redor do Campus das Ciências Sociais.

Polidori também afirmou desejar que a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo possa assumir suas múltiplas identidades, sem, no entanto, perder um rumo comum, associando arte e ciência à serviço da sociedade, participando dos novos movimentos urbanos, que buscam pensar novas relações entre as pessoas e as cidades. “Não temos que ter medo do futuro, mas temos que ir ao encontro dele”, disse.

Encerrando a cerimônia, o reitor da UFPel colocou-se como parceiro da nova administração da unidade. Ele também colocou a Faurb como uma parceira estratégica na vida da Universidade, já que a infraestrutura é um dos grandes temas da instituição. Del Pino lembrou os diversos estudantes que estagiam na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, junto à Coordenação de Obras e Planejamento Físico, além daqueles que foram protagonistas no projeto da Laneira – Casa dos Museus. O reitor ainda convocou a participação da unidade no Plano Diretor Sustentável da UFPel, parte integrante do novo Plano de Desenvolvimento Institucional.

Maurício Polidori

O novo diretor da Faurb possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel, especialização em Planejamento Energético e Ambiental pela UFRGS, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia, na área de concentração de Ecologia de Paisagem, com enfoque em estudos urbanos. Atualmente concentra atividades na área de Planejamento Urbano e Regional.

Isabel Salamoni

Já a vice-diretora é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas e mestre e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Construção Civil em Energia Solar Fotovoltaica. Em 2007, concluiu o doutorado sanduíche, no período de um ano e quatro meses, em Sistemas Solares Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica, realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems, em Freiburg – Alemanha. Atua na área de Projeto de Arquitetura, Tecnologia da Construção, Eficiência Energética, Conforto Ambiental e Fontes Renováveis de Energia.

Publicado em 27/01/2015, nas categorias Destaque, Notícias.