UFPel investe em segurança preventiva

003A Reitoria deu um passo importante para aperfeiçoar a Política de Segurança da UFPel. Na tarde desta quinta-feira (22), o reitor Mauro Del Pino assinou o contrato de aquisição de equipamentos e soluções de software para implantação de um sistema de monitoramento inteligente nos diversos prédios da Universidade.

A ação tem por objetivo otimizar custos, proteger o patrimônio da UFPel, bem como proporcionar maior segurança à comunidade acadêmica. O sistema, a ser implantado em todos os prédios dentro de seis meses, possibilitará que as equipes de vigilância monitorem 24 horas por dia a entrada das Unidades.

Mais de 300 câmeras serão instaladas e todas as imagens captadas irão diretamente para duas centrais de monitoramento, uma no campus Capão do Leão e outra no campus Anglo. A ideia é que futuramente a Universidade compartilhe as imagens externas com órgãos de segurança visando proteger a comunidade acadêmica e os campi, adequando as estratégias de combate e prevenção à violência.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, foi investido mais de R$ 1 milhão em soluções de informática para suportar o sistema de monitoramento, além de mais de R$ 2,4 milhões em equipamentos. O reitor Mauro Del Pino destaca que o sistema em conjunto com os serviços prestados pela vigilância garantirá segurança, trazendo mais tranquilidade para a comunidade acadêmica.

O projeto é uma ação conjunta entre as Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento e de Infraestrutura e a Coordenação de Tecnologia de Informação representadas pelos servidores, Luciano Ávila dos Santos, Luciano Flores e Rafael Padilha respectivamente.

Publicado em 26/01/2015, nas categorias Destaque, Notícias.