UFPel já opera com Internet de 1 Gbps

2014-11-10 16.01.49Opera, a partir desta segunda-feira (26), no Campus Anglo, o link de 1 Gbps que conecta a UFPel à internet, através do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em Porto Alegre. A implantação desse link possibilita que a UFPel ofereça novos serviços de comunicação de dados e melhore ainda mais a velocidade de comunicação dos usuários com a internet, que ficará equiparada às disponíveis em universidades das capitais.

O link foi contratado pela RNP por meio do Projeto Veredas Novas, que tem por objetivo a melhoria da infraestrutura de comunicação das universidades localizadas no interior do Brasil, para que possam desenvolver suas atividades com mais qualidade. Também foi beneficiado o Campus Capão do Leão, para onde o projeto Veredas Novas prevê a contratação de circuito na velocidade mínima de 100 Mbps.

Os usuários da rede da UFPel localizados no Campus Porto já sentem a diferença de velocidade no acesso a internet, que teve acréscimo de banda de 20 vezes nesta última semana.

Segundo o Gerente do Núcleo de Infraestrutura de TI, Rafael Padilha, esta nova conexão possibilita a troca de experiências entre as universidades federais, qualificando as condições de ensino, pesquisa e extensão: “Além da troca de experiência, a nova conexão nos permite alavancar projetos que estavam aguardando a nova infraestrutura, como o Projeto VoIP e a expansão do WUFPel”.

O próximo passo é a ativação da RECOP (REDECOMep Pelotas) que integrará os prédios da universidade. Quando o meio físico estiver pronto, todas as unidades estarão usufruindo deste 1Gbps. A inclusão da UFPel no projeto, de acordo com a coordenadora de Tecnologia da Informação, Amanda Argou, permitirá uma melhoria significativa na velocidade de comunicação com a internet e consequentemente a disponibilização de novos serviços de TI para a comunidade da UFPel.

Publicado em 26/01/2015, nas categorias Manchete, Notícias.