Aprovados no PAVE realizam suas matrículas

DSC_0161Uma fila de rostos ansiosos, mas muito contentes, aguardava sua vez para passar a fazer parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas. A cena, vista no Auditório da Reitoria da UFPel, ocorreu nas últimas segunda (19) e terça (20), dias das matrículas dos aprovados no Programa de Acompanhamento da Vida Escolar (PAVE): após três anos de provas realizadas no final de cada ano letivo, tiveram seu acesso garantido à universidade.

São disponibilizadas para esta modalidade de seleção cerca de 10% do total das vagas abertas para ingresso na UFPel. No entanto, nem todos os estudantes aprovados realizaram sua matrícula. Por isso, haverá uma nova chance para os que ficaram “no quase”. De acordo com a Coordenadora de Registros Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação, Emileni Tessmer, após o cálculo das vagas remanescentes, será convocada uma chamada oral para o seu preenchimento.

É uma chance para que outros estudantes possam ter a alegria expressa pelo aprovado no curso de Medicina Veterinária Arthur Fernandes, de 16 anos: “É um sonho realizado!”. O ingresso no curso que desejava cursar desde mais novo, segundo ele, é o resultado de um trabalho de não apenas três anos, duração do processo do PAVE, mas anterior. Arthur também diz ter certeza de que está encaminhado para uma boa instituição e para um curso bem conceituado em todo o país.

005Visita

Na manhã de terça-feira (20), o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, esteve no espaço das matrículas para conversar com alguns dos aprovados. Ele pôde conhecer, por exemplo, a trajetória de Briana Lemos, ingressante para o curso de Química Forense. Ela conta que foi a única estudante do município de Pedro Osório a ser aprovada pelo PAVE. E justamente para o curso que era seu sonho.

Publicado em 22/01/2015, nas categorias Destaque, Notícias.