UFPel participa da abertura da colheita da uva, nesta quarta (21)

Nesta quarta-feira (21), pelo 19º ano consecutivo, será realizada a abertura da colheita da uva na Região. Nesta safra, o evento será realizado novamente na colônia de Pelotas, na propriedade da família Bohrer, localizada na Colônia Maciel. A abertura da colheita é um encontro-reunião de congregação dos produtores, onde também se faz uma reflexão sobre o trabalho de diversas instituições junto às comunidades rurais locais.

O evento começa às 13h, com a recepção de produtores, alunos, professores e técnicos. Logo em seguida, iniciam-se as atividades relativas à vitivinicultura, como conhecer a família produtora, degustar a uva, provar sucos e conhecer a produção. A vivência da cultura local também é parte integrante da programação.

Vitivinicultura

Há praticamente 20 anos, a Universidade Federal de Pelotas iniciou um trabalho conjunto com Emater, Embrapa Clima Temperado, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, sindicatos, associação de produtores e muitos outros colaboradores de forma a impulsionar e qualificar o trabalho de produção de uvas e vinhos na região Sul do estado. São duas linhas de trabalho em especial: prospecção de potencialidades para vitivinicultura para vinhos finos tranquilos e espumantes, uma realidade já consolidada, e a revitalização da vitivinilcultura promotora de pluriatividade nas propriedades rurais da Macro Região de Pelotas, especialmente as pequenas propriedades, que possam se voltar para o enoturismo e a agroindústria, por meio de sinais distintivos, diversificação, entre outros.

Publicado em 20/01/2015, na categoria Notícias.