Dois anos de gestão: foco no Desenvolvimento de Pessoal

No domingo, dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completa dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

DSC_9078Um dos grandes eixos de trabalho da atual gestão é o desenvolvimento de pessoal. Em 2014, houve uma expressiva disponibilidade de recursos financeiros para este fim, o que resultou na ampliação da capacitação externa: agora normatizada na UFPel, essa ação possibilitou a participação de 128 servidores em 57 ações de capacitação. Além disso, foram implementados mecanismos que requisitam o efeito multiplicador na volta à instituição. Os servidores envolvidos nas capacitações externas tem a missão de levar a mais colegas os conhecimentos adquiridos. Dessa forma, as ações atingem um público maior ainda.

Também foram realizadas outras 36 ações internas de capacitação, atendendo 900 servidores.

DSC_1233O destaque de 2014 foi a realização do I Encontro de Desenvolvimento de Servidores da UFPel, realizado em novembro, que alcançou plenamente os objetivos de reunião e reflexão. Foram realizadas palestras e mesas-redondas para um público de 200 pessoas e 23 oficinas, além de atividades artístico-culturais de integração.

Outro grande feito foi o lançamento, em agosto de 2014, do programa que oferece aos servidores da UFPel a realização de Exames Periódicos de Saúde. Até o momento em torno de 80 servidores já concluíram os exames e receberam o Atestado de Saúde Ocupacional.

No entanto, um número que surpreende foi o de número de servidores DSC_0082concursados no biênio: nos dois anos, foram admitidos 425 servidores, sendo 315 em 2013 e 110 em 2014. Esse contingente, apesar de incluir algumas vagas já existentes, abertas por aposentadorias e exonerações, conta com diversos novos espaços abertos para docentes e técnicos administrativos, contemplando a grande expansão da universidade, que não foi acompanhada pelo corpo de recursos humanos anteriormente. Dessa forma, tenta-se corrigir a defasagem encontrada em diversas unidades acadêmicas e administrativas em relação ao seu quadro de servidores.

Publicado em 19/01/2015, na categoria Notícias.