Solicitação de rematrícula pode ser realizada a partir da próxima semana
A partir da próxima quarta-feira (21), até o dia 30 de janeiro, estará disponível no sistema online COBALTO a ferramenta de solicitação de matrícula nas disciplinas. O procedimento poderá ser realizado somente para as disciplinas do curso no qual o estudante está ligado ou para aquelas disponíveis no banco universal, que são as livres ou optativas.
Essa solicitação é o primeiro passo para a matrícula, não garantindo a vaga na disciplina. Após o período acima, a Coordenação de Tecnologia da Informação, por meio de um sistema, gerará uma lista com a ordem de matrícula, onde são observados critérios como a média do estudante, as aprovações e reprovações ou se o aluno é regular naquele curso. Por isso, a ordem de solicitação pode ser diferente da ordem de matrícula.
A partir do dia 9 de fevereiro, o aluno deverá entrar no sistema para verificar se obteve vaga nas disciplinas solicitadas. Caso o aluno não consiga vaga em todas as disciplinas solicitadas ou queira modificar sua matrícula, poderá fazer estas alterações no período de correção de matrícula, de 23 a 27 de fevereiro, diretamente no Colegiado do seu curso, de acordo com cronograma estipulado pelo Curso. Neste período, também será possível incluir ou excluir disciplinas.
Nos dias 2 e 3 de março, serão realizadas as matrículas especiais, ou seja, a solicitação de matrícula em até duas disciplinas de outros cursos, caso haja disponibilidade de vaga. Ela deve ser feita mediante apresentação de autorização de seu coordenador de curso, desde que tenha os pré-requisitos necessários e não ocorra colisão de horário com as disciplinas já matriculadas. A matrícula especial deverá ser realizada de forma presencial e no Colegiado do curso pretendido.
Os ingressantes do ano de 2015, por meio do Sisu e do PAVE, não fazem solicitação de matrícula dessa forma: sua matrícula é presencial, conforme editais específicos para este fim.