Dois anos de gestão: Constituinte Universitária

No domingo, dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completa dois anos com a gestão liderada pelo professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

constituinteDesde o início da gestão, a administração tem trabalhado para tornar realidade a Constituinte Universitária, com a participação direta da comunidade na construção de um novo Projeto Institucional, Estatuto e Regimento Geral da Universidade. Reivindicação histórica da comunidade universitária, a reestruturação de seus documentos legais enfim está no centro do debate acadêmico.

O Estatuto e o Regimento Interno da universidade remontam de sua fundação, ainda no ano de 1969, em um contexto social completamente diferente daquele que vivemos hoje em dia. O próprio conceito da universidade foi repensado desde então. Por isso, a urgência em repensar os documentos que regem a vida da universidade. Nesse mesmo contexto de mudança, também serão revistos o Projeto Institucional, dividido em Projeto Pedagógico, aquele que explicita a identidade da organização, e o de Desenvolvimento, um conjunto de objetivos e ações a serem desenvolvidos daí para a frente.

O processo foi iniciado com uma ampla discussão, voltada para diversos temas relevantes na concepção da universidade desejada para os próximos tempos e quais seriam os mecanismos legais que garantiriam essa ideia. Para este ciclo de discussões, foram trazidos à Pelotas grandes pensadores da estrutura universitária, inclusive de outros países. Entre os temas debatidos, estiveram:

DSC_7665– Universidade e Sociedade na Contemporaneidade

– O Perfil do Egresso e a Concepção da Formação Acadêmica

– O Desafio da Ampliação do Acesso e da Permanência com Qualidade Acadêmica

– A Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão como Base Formativa

– A Estrutura Universitária e a Democratização da Gestão frente à Concepção da Formação Acadêmica

– O Perfil do Docente e do Técnico Administrativo em Educação e a Política de Desenvolvimento de Pessoal

DSC_3307Após a discussão e efetiva mobilização da comunidade, o Conselho Universitário aprovou a metodologia da Constituinte. Logo em seguida, as eleições foram realizadas, onde foram escolhidos os representantes da comunidade nos três segmentos – docentes, técnicos administrativos e estudantes. E, desde dezembro, os trabalhos da Comissão de Sistematização já estão sendo realizados.

A expectativa é que os trabalhos do grupo sejam encerrados até dezembro deste ano, para que os documentos elaborados sejam referendados pela comunidade universitária.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 13/01/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Administração, Dois Anos de Gestão.