Início do conteúdo

Laboratório da UFPel é acreditado pelo INMETRO para conceder etiqueta de eficiência energética

MarcaO Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Pelotas (Linse/UFPel) recebeu a acreditação da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro como Organismo de Inspeção Acreditado em Eficiência Energética de Edificações (OIA/EEE 003). A acreditação foi concedida para inspecionar a eficiência energética de edifícios comerciais, públicos e de serviço e conceder a etiqueta PBE Edifica para Projetos, pelos métodos prescritivo e de simulação, conforme os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética nesses tipos de construção.

A etiqueta PBE Edifica, que faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica e é concedida a projetos e edifícios construídos no Brasil desde 2009. Desde 2014, a etiqueta tornou-se obrigatória para todos os prédios públicos federais novos e reformados.

Etiqueta_comerciaisO Linse teve origem a partir da seleção do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) no Edital da ELETROBRAS/UFRN-FUNPEC para o convênio nº ECV–314/2010, que visa, dentre outros objetivos, a criação de Organismos de Inspeção Acreditados. Desde 2009, os dois laboratórios trabalham com eficiência energética de edificações, fazendo parte da Rede de Eficiência Energética em Edificações (R3E), formada por 12 laboratórios de instituições de todo Brasil.

O Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética é o terceiro organismo de inspeção acreditado do Brasil e o primeiro do Convênio ELETROBRAS/UFRN-FUNPEC nº ECV–314/2010.

Publicado em 12/01/2015, na categoria Notícias.