Início do conteúdo

Julieta Fripp é nomeada superintendente do Hospital Escola UFPel

julieta carriconde frippFoi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 8 de dezembro portaria com a nomeação da médica Julieta Carriconde Fripp como Superintendente do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A portaria Nº 1.046, de 5 de dezembro de 2014,  entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015 e foi assinada pela diretora de Gestão de Pessoas da EBSERH, Jeanne Michel.

Julieta é diretora do Hospital Escola desde janeiro de 2013, inicialmente por indicação do reitor Mauro Del Pino. No mês de junho, foram realizadas eleições para a direção geral do HE, cumprindo compromisso assumido pela Reitoria, e a chapa encabeçada pela diretora venceu com 87% dos votos.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1995), especialista em Clínica Medica e Medicina Intensiva (AMIB/2004) e Mestre Ciências (UFPel/ 2009), Julieta Fripp foi diretora do Pronto Socorro Municipal de Pelotas e do Departamento de Atenção às Urgências (PSM/SAMU/PID) no período de 2001 a 2004; chefe da UTI Geral Hospital Escola da UFPel,  de 2011 a 2013; coordenadora geral da Atenção Domiciliar HE/UFPel, composta pelos Programas PIDI e Melhor em Casa. É vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos desde 2013, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.

Precursora do Atendimento Domiciliar a Pacientes Oncológicos no Estado do Rio Grande do Sul , em 2005, com a criação do PIDI (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar), e em 2012, pioneira na implantação do Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde, atendendo atualmente mais de 170 pacientes internados em suas residências  por equipes formadas de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, capelão e técnicos de Enfermagem.

Em sua gestão, um grande passo para a conquista de mais qualidade no atendimento público de saúde na região de Pelotas foi dado no mês de novembro de 2014, o lançamento do edital para a licitação do Bloco 3 do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, conhecido como Oncocentro. No local será mantido atendimento interdisciplinar aos pacientes oncológicos e suas famílias. Haverá espaço para a realização de quimioterapia, com poltronas e camas, mas também para atendimento psicológico, fisioterápico, médico, assim como para prática de atividades de Terapia Ocupacional.

Pelo empenho e determinação da diretora, está sendo construído junto à antiga Laneira Brasileira o Centro Regional de Reabilitação e Atenção Paliativa com intuito de atender pacientes de toda a região Sul do RS. O Centro terá capacidade instalada, infraestrutura e processos de trabalho adequados para atender usuários que apresentam patologias fora de possibilidades de cura, em especial portadores de câncer em estágio avançado.

Sobre o novo desafio, Julieta mantém o foco nos eixos prioritários que norteiam as ações de gestão, como a indissociabilidade  entre o ensino, a pesquisa e a extensão, a assistência de excelência 100% SUS, a gestão participativa e a garantia de autonomia, principalmente a respeito das  questões de inserção acadêmica. O compromisso é seguir trabalhando para transformar o Hospital Escola em porte médio, com crescimento da oferta de serviços e perspectiva de aumento significativo dos valores contratualizados para o ano de 2015.

“A manutenção da Julieta à frente da direção do HE é o reconhecimento de seu trabalho e das realizações que estão acontecendo sob sua liderança, mas, também, significa o respeito ao pleito que a elegeu Diretora do Hospital, conforme compromisso firmado com os colegas do HE”, avalia o reitor Mauro Del Pino.

Veja a seguir os termos da Portaria:

Diário Oficial – 08/12/2014

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

PORTARIA Nº 1.046, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2014

A Diretora de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, no uso das atribuições legais e estatutárias, e considerando a delegação de competência de que trata a Portaria nº 46, de 20/09/2012, publicada no DOU de 02/10/2012 e o quadro fixado pelo Ofício nº 1.399/DEST-MP de 30/09/2014, do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, resolve:

Art. 1º – Nomear JULIETA MARIA CARRICONDE FRIPP, matrícula SIAPE nº 1363562, para exercer o cargo de Superintendente do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial da EBSERH.

Art. 2º – Esta Portaria entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015.

JEANNE LILIANE MARLENE MICHEL

 

 

Publicado em 30/12/2014, na categoria Notícias.