UFPel lança Carta de Serviços ao Cidadão

carta 1Atendendo à recomendação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a UFPel está disponibilizando às comunidades interna e externa a Carta de Serviços ao Cidadão. O documento, que será operacionalizado de forma virtual, foi elaborado por uma comissão liderada pela Ouvidoria da UFPel, com apoio da Coordenação de Comunicação Social (CCS) e Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI).

Na apresentação do documento ao reitor Mauro Del Pino, na manhã desta terça-feira (23), o ouvidor Fernando Antônio Silva Fôlha destacou o trabalho realizado pelo grupo e a importância do conjunto de informações elencadas, agora disponibilizadas de forma ágil e precisa. Lembrou, entretanto, que a Carta de Serviços pressupõe responsabilidades, sendo imprescindível que as unidades mantenham seus sites atualizados. Ele observou que a Carta de Serviços não é algo estanque, precisa sofrer atualizações periódicas.

Além de representantes da comissão, o ato de apresentação do documento contou com membros da Administração Central da UFPel, entre os quais o chefe da Auditoria Interna da UFPel, Carlos Arthur Saldanha Dias.

cartaIntegram a Carta os canais de acesso às informações sobre todos os serviços e atividades das unidades acadêmicas e administrativas e suas respectivas chefias, bem como a estrutura organizacional da Universidade, as formas de comunicação com usuários e serviços, a relação de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Instituição e a descrição dos serviços mediados por TI. O acesso às informações da Carta deverá ser feito através de link a ser inserido na página principal da Universidade.

A Carta

A Carta de Serviços ao Cidadão, instituída pelo Decreto Federal nº 6.939 de 11 de agosto de 2009, tem como objetivo disponibilizar as informações sobre a Universidade Federal de Pelotas, relativamente aos serviços prestados pela Instituição, visando, ainda, o compromisso com o atendimento e os padrões de qualidade estabelecidos, incluindo as suas três grandes áreas de atuação: Ensino, Pesquisa e Extensão.

O documento foi construído a partir de modelos nacionais e internacionais de avaliação da gestão voltada às demandas sociais, tendo sua origem no Programa de Qualidade do Serviço Público.

Entre as  finalidades estão:

– Melhorar a relação da Administração Pública com os cidadãos;

-Divulgar os serviços prestados pelas organizações públicas e seu atendimento, para que sejam

amplamente conhecidos pela sociedade;

– Fortalecer a credibilidade e a confiança da sociedade na administração pública, a qual prezará

pela eficiência e eficácia na prestação de serviços ao cidadão;

– Garantir o direito do cidadão para receber serviços em conformidade com as suas necessidades.

A carta de serviços ao cidadão contém serviços mediados por Tecnologia da informação (TI). Como meio, a TI oferece suporte a qualquer tipo de processo, permeando toda a instituição, no sentido de aprimorar processos com consequente melhora na prestação de serviços.

Publicado em 23/12/2014, nas categorias Destaque, Notícias.