Consun aprova criação de estrutura para ações afirmativas

O Conselho Universitário (Consun) da UFPel aprovou nesta sexta-feira (19) a criação de uma estrutura administrativa, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), especialmente destinada a ações afirmativas para estudantes cotistas.

A proposta aprovada, fruto de demanda de movimentos sociais, e elaborada após cerca de um ano de conversas, transforma a atual Coordenação de Políticas Estudantis em Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis (Cape).

O setor terá como finalidade a execução, a manutenção e o controle de políticas de inclusão, permanência e conclusão dos cursos para estudantes provenientes de escolas públicas  ou vagas suplementares, como cotistas oriundos de coletivos quilombolas, afrodescendentes ou indígenas. Terá como função também o acompanhamento desses futuros profissionais enquanto egressos em suas comunidades ou áreas de trabalho.

Além disso, será objetivo da Coordenação o estabelecimento de diálogo com a comunidade acadêmica, com os movimentos sociais, com as comunidades originárias e com os setores público e privado, além de executar políticas de combate ao racismo, à xenofobia e à homofobia, ou qualquer outra espécie de ação discriminatória, preconceituosa e agressiva. Para tanto, a Cape contará com dois núcleos, o de Ações Afirmativas e Diversidade (Nuaad), e o de Projetos e Ações Positivas (Nupapo).

A elaboração da proposta teve a participação de entidades como o Fórum Cotassim e o Núcleo de Etnologia Ameríndia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel (Neta). A mudança na estrutura da Prae não implica na criação de novas funções gratificadas.

Para o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a iniciativa preenche uma lacuna existente até então na atenção a grupos minoritários que ainda não tinham políticas de ingresso e acompanhamento. “É uma demanda de movimentos sociais, como os quilombolas, que passaremos a atender”, comemorou.

Publicado em 19/12/2014, na categoria Notícias.