Nota sobre avaliação dos cursos pelo INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP-MEC) divulgou nesta quinta-feira (18), os indicadores de qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2013. Foram divulgados o conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2013.

No IGC, indicador que avalia a Instituição de Ensino, a UFPel se manteve no conceito 4, que equivale a Muito Bom, a exemplo dos cursos de Enfermagem e Odontologia, os demais cursos da Universidade também mantiveram conceitos suficientes. Entre os cursos avaliados, o curso de Medicina que obteve Conceito ENADE igual a 3, ficou com CPC igual a 2. O CPC é baseado no desempenho dos estudantes, desempenho do corpo docente e por fim, na percepção dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e instalações físicas e referente as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Segundo o procurador Educacional Institucional, Júlio Carlos Balzano de Mattos, o CPC deve ser visto como um indicador e não como um determinador da qualidade do curso. Embora, o CPC do curso de Medicina tenha sido baixo, cabe ressaltar que com esta nota o curso receberá visita in loco para verificação das condições da qualidade de oferta do curso com a finalidade de renovação de reconhecimento.

Para o coordenador do curso de Medicina, Marcelo Capilheira, o curso já há alguns anos vem utilizando os dados de ENADE de anos anteriores para reflexão e promoção de ações de melhoria. Os dados de 2013 já estavam sendo avaliados internamente, desde o início de novembro, com o objetivo de identificar os motivos desta nota e promover ações no sentido de qualificar as fragilidades que o conceito aponta. “Temos a certeza que a visita in loco revelará a qualidade do tradicional curso que forma excelentes profissionais há mais de 50 anos”, disse Capilheira.

A administração superior da UFPel vem trabalhando para qualificar tanto a Faculdade de Medicina quanto os serviços de saúde oferecidos pela Instituição. As ações influenciarão nas próximas avaliações tendo como exemplo a qualificação do atual Hospital Escola que teve a ampliação do número de leitos, reforma do bloco de Pediatria, reforma do setor de Radioterapia, construção do Centro de Cuidados Paliativos e outras ações que estão previstas, como o projeto de um novo bloco para aumento do número de vagas do curso e a construção do bloco 3 do futuro hospital que abrigará as instalações do Centro de Oncologia.

Publicado em 18/12/2014, na categoria Notícias.