I Congresso sobre o Bioma Pampa será lançado nesta quarta (17)

Será lançado nesta quarta-feira (17), às 9h, no auditório da Faculdade de Direito, o I  Congresso sobre o Bioma Pampa, Reunindo Saberes, realização do Instituto de Biologia da UFPel que ocorrerá em novembro de 2015.

O Pampa foi reconhecido enquanto bioma somente no ano de 2004. Esta importante região transcende as fronteiras do Brasil, constituindo-se numa imensa diversidade de espécies da fauna e da flora, congregando potencialidades e fragilidades. Áreas em processo de arenização simbolizam os conflitos de uso dos recursos naturais sendo, hoje, o segundo Bioma mais degradado do Brasil.

Apesar da sua importância, os estudos existentes sobre a caracterização dos recursos naturais do Bioma Pampa, em especial sobre o solo, água, clima e biodiversidade, bem como sobre os agroecossistemas e seus impactos são insuficientes, com bases de dados que dificilmente dialogam e invariavelmente se encontram dispersas.

Novas potencialidades surgem a cada momento: a produção animal com base em pastagem a partir de uma diversidade florística superior a 600 espécies; a produção de energia eólica; a exploração de minerais; serviços ambientais; produção em base sustentável dentre outras. No entanto, em adição às lacunas de pesquisa e desenvolvimento, não há uma espaço mais vigoroso para discussão sobre modelos de desenvolvimento sustentável para o Bioma como base para a indução e formulação de políticas.

Neste contexto, é imperativo estimular a discussão sobre os impactos que tais alterações podem ocasionar no meio ambiente e, mais especificamente, nas pessoas.

Estão envolvidos na realização do evento a Universidade Federal de Pelotas, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), UNIPAMPA, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Fundação Estadual de Proteção do Meio Ambiente (FEPAM).

No lançamento desta quarta-feira, após a fala das autoridades, ocorrerá a palestra da biológa e doutora em botânica Andréia Maranhão Carneiro, diretora do Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, que abordará o tema “A nova lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul, processo e resultados”. A entrada será franca.

Publicado em 15/12/2014, na categoria Notícias.