Artigo do Gaci da UFPel é premiado na França

IMG_20141210_171900IMG_2111Artigo desenvolvido pelo doutorando Guilherme Corrêa, co-orientado pelo professor da UFPel, Luciano Agostini, na Universidade de Coimbra, Portugal, e que também tem como autores o próprio professor Luciano e  dois orientadores portugueses, Luis Cruz e Pedro Assunção, foi premiado no “21st IEEE International Conference on Electronics Circuits and Systems (ICECS 2014)”, realizado em Marseille, na França, nesta semana.

Segundo Luciano Agostini, que é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, o Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel tem um projeto de cooperação internacional com a Universidade de Coimbra. Este projeto está sendo financiado em edital bilateral CAPES-FCT.

Agostini, que coordena o projeto no lado brasileiro, destaca a importância da premiação, uma vez que o evento é Qualis B1 para a área de Computação, e, assim, esse é mais um importante reconhecimento internacional para o GACI e a área de Computação da UFPel.

O artigo premiado, intitulado “Classification-Based Early Termination for Coding Tree Structure Decision in HEVC”,

apresenta soluções inovadoras para o controle de complexidade no novo padrão de compressão de vídeos HEVC. Nos próximos anos, este novo padrão estará presente em todos os dispositivos que gravam ou reproduzam vídeos (celulares, câmeras, televisões, cinema, entre outros).

O doutorando Guilherme Corrêa é egresso do Curso de Ciência da Computação da UFPel, fez mestrado na UFRGS, (também com a co-orientação de Luciano Agostini, e agora está concluindo o doutorado na Universidade de Coimbra. Em fevereiro de 2015 ele estará de volta à UFPel, trabalhando no Programa de Pós-Graduação em Computação(PPGC), onde obteve a aprovação de uma bolsa de pós-doutorado da CAPES na modalidade Atração de Jovens Talentos.

Publicado em 11/12/2014, na categoria Notícias.