Docentes da Odontologia classificados no prêmio InovaSUS

Docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com a Supervisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Pelotas, participam do Prêmio InovaSUS. A premiação tem por objetivo identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras implementadas pelos governos estaduais e municipais, de Consórcios Públicos e Fundações Públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho da UFPel foi classificado entre os sessenta melhores do país na temática Experiências e Práticas inovadoras na Gestão do Trabalho no SUS  e Plano Institucional de Comunicação na Gestão do Trabalho no SUS. A equipe aguarda agora o resultado final.

Os atuais supervisores de saúde bucal (ex-alunos da faculdade de Odontologia), Mariane Baltassare Laroque e Leandro Leiztke Thurow, em conjunto com os professores da Faculdade de Odontologia da UFPel, Eduardo Dickie de Castilhos e Tania Izabel Bighetti, da Unidade de Saúde Bucal Coletiva, ficaram em décimo segundo lugar no concurso promovido pelo Ministério da Saúde.

O trabalho teve por objetivo descrever o processo de planejamento, monitoramento e avaliação da saúde bucal do município de Pelotas implantado a partir de janeiro de 2014, numa lógica participativa com envolvimento de diferentes atores sociais: usuários, trabalhadores e gestores (técnicos e políticos). Este processo tem o potencial de capacitar recursos humanos e qualificar o serviço, além de dimensionar a demanda reprimida nas especialidades.

O resultado final deve ser homologado em 10 de dezembro (prazo para eventuais recursos de reavaliação).

A Secretaria de Saúde de Pelotas receberá um prêmio de 50.000,00 reais pelo desempenho. Os recursos devem ser empregados na qualificação dos gestores.

Em anexo as publicações no DOU.

Publicado em 03/12/2014, na categoria Notícias.