PPGeo realizou seu primeiro seminário

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) realizou entre os dias 26 e 28 de novembro o I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O I SEMPGEO teve como tema “Pesquisa em Geografia: desafios e perspectivas na contemporaneidade”. A palestra de abertura foi proferida pelo professor João Osvaldo Rodrigues Nunes (UNESP, Presidente Prudente).Tendo como o tema “Práxis Geográfica e suas Conjunções”, o professor Nunes abordou a questão do método em Geografia, e a inter-relação entre a teoria e prática, na chamada práxis.

Na segunda noite, a palestra foi proferida pela professora Lana de Souza Cavalcanti (UFG). Ela abordou o tema “Conteúdos Geográficos e a Formação de Conceitos no Cotidiano Escolar”, buscando discutir sobre a prática docente em sala de aula. Na terceira noite, as professoras Vera Lucia Salazar Pessôa (UFG, Catalão) e Rosalina Burgos (UFSCAR, Sorocaba) realizaram palestra sobre o tema “Pesquisa Qualitativa: reflexões em Geografia”. A professora Pessôa apresentou uma explanação metodológica e conceitual sobre as pesquisas quantitativas e qualitativas, dando ênfase na importância da escolha de bons métodos para a execução do trabalho de pesquisa.

A professora Burgos apresentou alguns resultados de suas pesquisas qualitativas na cidade de Sorocaba, mostrando aos presentes como as metodologias qualitativas trazem informações que não são passíveis de serem contempladas com o uso exclusivo de métodos quantitativos. Além das palestras, o I SEMPGEO contou ainda com dois dias de apresentações de trabalhos e projetos de pesquisa, e com a exposição de pôsteres. Ainda durante o evento, ocorreu o lançamento do livro “Agriculturas Familiares: estratégias de reprodução social e territorial”, organizado pelos professores Giancarla Salamoni e Adão José Vital da Costa (Departamento de Geografia, UFPel), e lançado pela editora da Universidade.

Publicado em 02/12/2014, na categoria Notícias.