Convênio da UFPel com instituições da Austrália e Itália rende resultados

DSC_3176

Como parte do projeto de Internacionalização da Pós-Graduação em Química da UFPel, aprovado no Edital 12/2013, da Fapergs, o Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) está recebendo a visita de três pesquisadores estrangeiros. São eles o professor Carl Schiesser e a pós-doc Amber Hancock, ambos da Universidade de Melbourne-Austrália e o professor Cláudio Santi, da Universidade de Perugia-Itália.

Durante cerca de 14 dias, eles ministrarão seminários e mini-cursos a estudantes do PPPG em Química da UFPel e participarão de reuniões de trabalho para discussão de projetos e artigos científicos que têm como objetivo o intercâmbio acadêmico e a mobilidade de estudantes e docentes.

Nesta segunda-feira (1º), acompanhados do coordenador do projeto no PPGQ/UFPel, professor Eder João Lenardão, eles foram recebidos no gabinete da Reitoria pelo reitor Mauro Del Pino, pela vice-reitora Denise Gigante, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, pela coordenadora de pós-graduação, Maria Cecilia Lorea Leite, e pelos integrantes da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), Maria Leticia Mazzucchi Ferreira (coordenadora) e Márcia Morales Klee.

Ao receber o grupo, o reitor Mauro Del Pino manifestou a satisfação de receber os docentes estrangeiros e de saber que a relação estabelecida entre a UFPel e aquelas instituições já se mostra exitosa e com resultados objetivos.

A Dra. Amber Hancock não se fez presente ao encontro pelo motivo de estar ministrando, nesta segunda-feira, no mini auditório do CCQFA, o mini-curso intitulado “Making Reactive Intermediates Work for You: An Introduction to LASER Flash Photolysis, the Technique and it’s Applications”. Na terça-feira (2), é a vez do professor Carl Schiesser ministrar aos estudantes do PPG em Química da UFPel o mini-curso intitulado “Introduction to Computational Chemistry and Molecular Modelling”.

Melbourne

O convênio com a Universidade de Melbourne prevê o fortalecimento da colaboração científica com a UFPel e visa facilitar os trâmites relacionados à mobilidade de estudantes e professores entre as duas instituições. Segundo o professor Eder Lenardão, o convênio marcou o início de uma nova fase na cooperação iniciada em 2013 entre o ARC Centre of Excellence for Free Radical Chemistry and Biotechnology, da Universidade de Melbourne, através de seu diretor, professor Carl Schiesser, e o Laboratório de Síntese Orgânica Limpa do Centro de Ciências Químicas de Alimentos (CCQFA/UFPel). Com a assinatura do convênio, estudantes e professores de química e de outros cursos e áreas da UFPel passaram a ter facilitadas as possibilidades de estudar e se qualificar em uma das melhores universidades do mundo.

Perugia

Protocolo de intenções assinado em setembro entre a UFPel e a Università degli Studi di Perugia, Itália, prevê o fortalecimento da colaboração científica entre as duas universidades e também deverá facilitar os trâmites relacionados à mobilidade de estudantes e professores entre as instituições signatárias. Juntamente com o convênio assinado com a Universidade de Melbourne, o acordo marcou o início de uma nova fase na cooperação iniciada em 2012 entre o Grupo de Catálise e Química Orgânica Verde, do Departamento de Farmácia da Universidade de Perugia, através de seu diretor, Prof. Claudio Santi, e o Laboratório de Síntese Orgânica Limpa do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA/UFPel).

O professor Claudio Santi coordena a Se-S Redox, rede internacional para a investigação multidisciplinar das propriedades químicas, bioquímicas e farmacêuticas de compostos contendo selênio e enxofre, da qual fazem parte pesquisadores do Brasil, Itália, Índia, Uruguai, Japão, Polônia e Austrália.

Graças a estes dois convênios, dois estudantes de doutorado do PPGQ e uma estudante de mestrado do Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia (GPN) deverão realizar um período sanduíche em Melbourne e em Perugia no próximo ano, enquanto que um docente do PPGQ fará Pós-Doutoramento em Perugia. Em março, uma estudante de Melbourne estará em Pelotas por um período de 6 meses, fazendo um doutorado sanduíche no GPN.

Publicado em 01/12/2014, na categoria Notícias.