Mostra de Ensino se encerra com debates e Mostra das Profissões

mesa comforRepresentantes da UFPel, Furg e Unipampa debateram, no auditório da Reitoria, as Políticas de Formação Inicial e Continuada da Rede Básica, tema da mesa-redonda da manhã desta sexta-feira(28), da Mostra de Ensino 2014 da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel. Durante duas horas, foram demonstradas as ações do Comfor (Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica), no âmbito de cada uma das instituições.

furgSegundo a coordenadora do Comitê na Furg, professora Simone Barreto Anadon, apesar dos investimentos em educação continuada, os resultados na rede ainda não são perceptíveis e demandam ações capazes de reverter o atual quadro. Ela apregoou o aprofundamento dos debates, através de reuniões regulares, do acompanhamento de instalação de cursos e da participação nos encontros nacionais.

Na mesma direção, o coordenador do Comfor na Unipampa, Alessandro Carvalho Bica, admitiu que, em termos de Brasil, os comitês são ainda algo um pouco nebuloso e, assim como existe o grupo de trabalho (GT) nacional, ele propôs a constituição de um grupo interinstitucional, entre as universidades da região.

unipampaBica falou sobre as dificuldades da operacionalização do programa em sua universidade, devido distribuição da instituição em dez cidades. “No momento estamos focados em dar visibilidade ao Comitê e as ações de formação inicial e continuada contabilizam em torno de 2.700 professores das redes estadual e municipal de Ensino na área de abrangência da Unipampa”, sublinhou.

A representante da UFPel, professora Lígia Cardoso Carlos, da Faculdade de Educação (FaE), disse que a instalação dos Comitês surgiu no âmbito da Política Nacional e Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Ponafor) e destacou que a UFPel possui cinco cursos que atendem a professores da rede básica.

Ela apresentou como desafios a definição do melhor lugar do Comfor dentro da instituição, a realização de um inventário das ações de formação continuada da UFPel que dê visibilidade e auxilie na construção de uma política nessa área, e a identificação das demandas e necessidades das escolas da região, ampliando e qualificando a capacidade de diálogo com a rede básica. “O Comitê deve ultrapassar a função de apenas gerenciar recursos”, defendeu Lígia Carlos.

álvaro hipólitoEm sua intervenção, ao final das apresentações, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, pregou a necessidade de ações de planejamento e a adequada definição das áreas onde existe carência de formação de professores e a melhor articulação em âmbito estadual.

Mostra das Profissões

DSC_0257DSC_0217DSC_0226A Mostra de Ensino 2014 da PRG tem como último atrativo, nesta sexta-feira, a Mostra das Profissões, onde são expostas à comunidade estudantil e ao público as opções de cursos e carreiras oferecidos pela Universidade e são dadas orientações no sentido de esclarecer dúvidas aos interessados sobre as diversas profissões. A mostra, que acontece no largo da Reitoria (campus Porto), no andar térreo, pode ser visitada até às 16h.

Publicado em 28/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.