Audiência na Câmara apresenta projeto da Laneira à comunidade

DSC_0048Na manhã desta quarta-feira (28), o projeto que transformará o prédio da antiga Laneira Brasileira em uma grande Casa dos Museus pôde chegar a mais gente. Foi realizada na Câmara Municipal de Pelotas audiência pública onde foram apresentadas aos representantes dos pelotenses as perspectivas do sonho de entregar à cidade um centro de cultura e preservação.

A solenidade, proposta pelo vereador Marcos Ferreira (Marcola), contou com a participação de diversos edis e uma forte presença da comunidade acadêmica da UFPel, em especial dos cursos que fazem parte do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro. Foram convidados para compor a mesa de honra o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, a coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural, Francisca Michelon, a diretora do Museu do Doce e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nóris Leal, a chefe do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, Carla Gastaud, e a professora Celina Corrêa, uma das responsáveis pela elaboração do projeto.

DSC_0016Abrindo a sessão, o vereador proponente destacou o impacto que a iniciativa terá na política cultural de Pelotas, além da nova visão a ser despertada para o bairro Fragata, carente nesse tipo de atividade: “Quando desfrutarmos desse sonho, a cidade ficará muito feliz”. Segundo Marcola, a Casa dos Museus não é mais um sonho apenas da UFPel, já é um sonho da cidade de Pelotas.

Em seguida, tomou a palavra a professora Francisca Michelon, que voltou a falar do sonho da execução do projeto. “O futuro não é aquilo que podemos prever, mas o que podemos sonhar”, disse. Ela afirmou que a Laneira pode sair do papel se este for um ideal compartilhado. Francisca destacou o papel de incluir a comunidade da cidade no projeto: “A Casa dos Museus é um lugar de braços abertos pra sociedade. A ideia é que ali se fabriquem memórias e conhecimentos que poderão nos levar para o futuro”.

O pró-reitor de Planejamento definiu como muito especial o momento de levar para a comunidade uma proposta que se insere em um panorama mais amplo da recuperação do patrimônio histórico, empreendido DSC_0037tanto pelo município, quanto pela Universidade. A partir de uma parceria entre as duas partes, afirmou Osório, abre-se um leque maior para a captação dos recursos necessários para obras desse tipo.

Para a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nóris Leal, que também é professora na UFPel, a universidade faz a lição de casa dando esse retorno à comunidade com o projeto da Laneira. Um dos pontos altos da ideia da Casa dos Museus é voltar os olhos ao bairro Fragata, um bairro que vem sendo esquecido, transformando-o em uma nova região para a cultura.

Ao apresentar alguns detalhes mais técnicos do projeto, a professora Celina Corrêa reiterou os grandes desafios nas intervenções realizadas em espaços industriais, devido aos seus amplos espaços. Além disso, a pedido da própria equipe, o prédio foi protegido para que sua fachada e volumetria pudessem ser mantidas, de forma a preservar a memória física e simbólica do local. De acordo com Celina, o projeto fará da edificação um lugar de fácil apropriação por parte do usuário, pela facilidade do convívio e uma valorização do uso sobre o estilo.

Após a fala dos integrantes da mesa de honra, vereadores e comunidade puderam se manifestar sobre o projeto.

Publicado em 28/11/2014, na categoria Notícias.