Ocorrem nesta terça (25) as premiações do CIC, do Enpos e do CEC

Será realizada nesta terça-feira (25), às 19h, no auditório da Faculdade de Direito, a cerimônia de premiação do 23º Congresso de Iniciação Científica (CIC), do 16º Encontro de Pós-Graduação (Enpos) e do Congresso de Extensão e Cultura (CEC). Os eventos ocorreram de 8 a 12 de setembro, no Campus Porto (Anglo).

As listas de premiados do CIC e do Enpos já estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, sem a classificação, que será divulgada no evento. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulgará apenas durante o ato desta terça-feira o vencedor do Prêmio de Extensão Aldyr Garcia Schlee. O renomado escritor estará presente na cerimônia para fazer a entrega do Prêmio que leva seu nome.

O Congresso de Iniciação Científica tem por objetivos valorizar o corpo docente da instituição dedicado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa; incentivar alunos de graduação visando à formação de novos pesquisadores e qualificando-os para os programas de pós-graduação; fomentar a atividade de pesquisa; integrar a comunidade científica e acadêmica; promover a interação entre a UFPel e instituições com interesse nas atividades de pesquisa desenvolvidas na universidade; divulgar o desenvolvimento da pesquisa desenvolvida na instituição e aproximar a pesquisa universitária e a sociedade.

O CIC é o maior evento científico da UFPel, congregando alunos e professores das mais diferentes áreas do conhecimento e de inúmeras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

Enpos

O 16º Encontro de Pós-Graduação é um espaço destinado aos alunos dos Programas de Pós-Graduação da UFPel, com o objetivo de disseminar o conhecimento produzido, promovendo maior integração entre os Programas.

CEC

O Congresso de Extensão e Cultura, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em 2014 foi uma das ações que comemorou os 45 anos da Universidade. Reverenciou, com o slogan “memória e muitos tempos” a memória, não apenas das quatro décadas e meia da fundação da Universidade, mas da trajetória anterior das instituições que a constituíram. O evento marcou, também, a extensão do conhecimento, do impacto social e da integração que a Universidade deve e deseja ter sobre a realidade social.

O CEC incentivou a participação de alunos da UFPel e de outras instituições acadêmicas nas formas de comunicação oral de trabalhos de extensão e de publicação nos Anais do Congresso.  O CEC também oportunizou três eventos:  Colóquio de Integração Cultural Brasil-Uruguai; Encontro de Estudantes Extensionistas; e o Fórum de Extensão, Arte e Cultura Popular.

Pesquisa, Cultura e Ciência

Em paralelo ao CIC, ao Enpos e ao I CEC, foi realizado também o I Ciclo de Discussões: Pesquisa, Cultura e Ciência.

Publicado em 24/11/2014, na categoria Notícias.