Espetáculo Sóis encerra a semana do Porto das Artes

DSC_9878Na noite do domingo (23), o auditório do Centro de Artes recebeu um grande público para o encerramento do Porto das Artes. O espetáculo Sóis encerrou a semana que movimentou diversas unidades e cursos da UFPel e levou arte e cultura para vários lugares. Foram sete dias de muitas atividades culturais, artísticas e musicais que contaram com a participação popular, promovendo uma importante integração entre a universidade e a sociedade.

Durante o ato de encerramento, o professor José Everton Rozzini, um dos organizadores, falou sobre a importância da semana que mostrou um pouco do que a Universidade tem realizado. “As atividades encheram de vida os campi da UFPel”, disse.

Na sequência, a professora Cintia Langie apresentou um vídeo registro, produzido pelo curso de Cinema, que mostrou um pouco das atividades promovidas pela UFPel dentro da programação do evento.

DSC_0481Em sua fala, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Denise Bussoletti, disse que o Porto das Artes foi uma invasão da arte em Pelotas. “Desejo que o Porto das Artes seja o ponto de partida para outras atividades e que esse Porto tenha outras chegadas e partidas”, disse.

A diretora do Centro de Artes, Ursula Rosa da Silva, agradeceu o empenho dos envolvidos no evento e as pessoas que vieram de outras cidades para participar. “Que através deste evento nossa cidade possa tornar-se um polo da arte na região Sul”, disse.

De sua parte, o reitor Mauro Del Pino destacou os esforços da Universidade para tornar-se um efetivo canal de produção cultural visando um futuro transformador. “Queremos que a sociedade a cada dia participe mais da Universidade para que a construção desse futuro seja realizada em conjunto”, disse. Del Pino finalizou sua fala anunciando para 2015 a primeira Bienal de Artes da UFPel.

Fechando a programação do Porto das Artes, o grupo Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, com participação especial do Programa de DSC_0001Extensão em Percussão da UFPel (PEPEU), apresentou o espetáculo Sóis, obra de danças brasileiras inspirada nas expressões folclóricas do nordeste, região brasileira que tem como um dos símbolos mais importantes o sol.

Espetáculo Sóis

“Sóis” se propõe a uma viagem por diferentes danças brasileiras de origem nordestina, que tematizam a diversidade de seu povo. Pensar na variedade das danças do nordeste é pensar na própria diversidade de representação do sol nesse ambiente… do sol do prazer ao sol do trabalho, muitos sóis por aí habitam.

As múltiplas versões da cultura nordestina são simbolizadas nesse espetáculo pelo colorido do próprio sol… amarelo, dourado, laranja ou avermelhado… sóis coloridos! O nordeste dança em cores as múltiplas faces da sua gente… seja no rito do Maracatu, na umbigada do Côco, no molejo do Samba de Roda ou no cortejo do Afoxé… “Sóis” impregnados na sinuosidade inata aos corpos de um dos povos mais dançantes do Brasil.

Publicado em 24/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.