Reitor da UFSB palestra no Ciclo de Palestras da Constituinte da UFPel

DSC_0018 (4)A Faculdade de Medicina da UFPel sediou, na manhã desta sexta-feira(21) brilhante palestra proferida pelo reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professor Naomar Monteiro de Almeida Filho. A programação deu sequência ao ciclo de palestras que tem como pano de fundo o processo da Constituinte Universitária. Falando sobre o tema Desafios para a educação superior brasileira no século XXI, o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) descreveu o modelo de gestão acadêmica e administrativa da UFSB, que chamou a atenção dos presentes por suas características diferenciadas.

Ao abrir o evento, a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, destacou o currículo do palestrante, sua formação e experiência na área de Epidemiologia, sua carreira docente e sua contribuição na gestão universitária baiana, “experiências relevantes no momento de reconstrução vivido pela UFPel”.

DSC_0010Nessa mesma linha, o reitor Mauro Del Pino disse que a palestra de Naomar Almeida Filho é importante no momento que a Universidade rediscute seu papel e novas formas de construção do conhecimento e suas relações com a sociedade e está prestes a reescrever os documentos legais que ordenam o seu funcionamento. “É preciso criar mecanismos que nos proporcionem sintonia com as expectativas de um novo reordenamento sóciocultural e de desenvolvimento, dando origem a uma universidade nova, sem apego ao passado, mas sem desconstituí-lo”, observou.

Ao introduzir sua fala, Almeida Filho disse que a palestra apresentaria o compartilhamento do resultado das discussões do grupo encarregado da implantação da UFSB, caracterizando uma etapa intermediária de um modelo em construção. Inicialmente, ele apresentou os principais desafios enfrentados pelo grupo: como desconstruir a educação superior como fator de exclusão social; como integrar sistemicamente a universidade ao campo social da Educação; como descolonizar a universidade, superando o conceito elitista de excelência; como recriar a Universidade Pública como protagonista em novos modelos de desenvolvimento regional e planetário.

DSC_0038Como obstáculos aos objetivos traçados, o conferencista apresentou os entraves gerados pelo que chamou “Estado de iniquidade social”, cujo ciclo de perversidade se retroalimenta com base em um sistema tributário regressivo, em um modelo político reprodutor de dominação, gerando desigualdades sociais e com reflexos nocivos no sistema educacional.

“O que fizemos na mais jovem Universidade do Brasil? Decidimos buscar construir uma ‘Universidade Anisiana’, introduzindo em nossos planos, projetos e práticas princípios apregoados por Anísio Teixeira” (jurista, intelectual, educador e escritor).

Ele apresentou soluções desenvolvidas pela UFSB para o enfrentamento de problemas comuns a uma universidade interiorana, tais como a dificuldade de fixação de docentes, modelos de gestão inadequados, cobertura regional limitada, regimes curriculares convencionais, reduzida integração social e exclusão de jovens do território.

“Começamos pela discussão de valores, posteriormente explicitados na ‘Carta de Fundação”, baseados nos princípios da integração social, compromisso com a Educação Básica, promoção do desenvolvimento regional e excelência acadêmica”.

Entre as propostas estão: regime letivo quadrimestral, modelo de ciclos de formação, currículo modular e flexível, ampla cobertura territorial e estrutura organizacional leve. Como resultados desse modelo diferenciado, podem ser citados fatores que diminuem a evasão, a partir de ciclos de formação que encorajam a eventual mudança de curso pelo aluno durante o período de formação, ao invés de reprimi-la. Outras práticas adotadas é uma aprendizagem compartilhada e uma estrutura organizacional que enfatiza a mobilidade organizada e o uso de ambientes virtuais, sem configurar a prática da educação a distância, pelo uso de características tecnológicas próprias.

A UFSB está estruturada em um Conselho de Gestão e apenas quatro pró-reitorias: Gestão Acadêmica, Planejamento e Administração, Tecnologia de Informação e Comunicação, e Sustentabilidade e Integração Social.

Naomar de Almeida Filho é professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Doutor Honoris Causa da McGill University, Canadá; PhD em Epidemiologia – University of  North Carolina (UNC) Chape Hill; professor visitante em: UNC Chape Hill (1987, 1989), University of California Berkeley (1990/91), Université de Montréal (1993/94), Harward University (2001/2002). Autor de diversos livros sobre a ciência epidemiológica. Foi reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 2002 a 2010, experiência que relata nos seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Editora UnB, 2007), Memorial da Universidade Nova – UFBA 2002-2010 (Eduf ba, 2010); e A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Almedina, 2008), escrito em co-autoria com Boaventura Sousa Santos. É reitor pró-tempore da UFSB.

Publicado em 21/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.