Oficina com Egberto Gismonti é destaque nesta sexta (21) no Porto das Artes

290px-EgbertoGismontiBA A oficina de piano de violão com Egberto Gismonti, a partir das 10h, no auditório do Bloco 2 do Centro de Artes, é um dos destaques desta sexta-feira (21) do Porto das Artes. Inscrições podem ser feitas na Câmara de Extensão do Cearte. Gismonti é compositor, arranjador, instrumentista e produtor musical. Neto e sobrinho de músicos, iniciou os estudos de piano aos seis anos de idade, no Conservatório de Música de Nova Friburgo (RJ). Foi aluno de Jacques Klein e Aurélio Silveira. Em 1968, viajou a Paris e teve como professores de análise e orquestração Nádia Boulanger e o compositor Jean Baralaque, um discípulo de Schoenberg e Webern. Transitou dos teclados (piano acústico, piano elétrico, sintetizador e órgão) aos violões de seis, oito, 10, 12 e 14 cordas, e realizou experimentações com vários tipos de tons e sons, utilizando flautas indígenas (ocarina e jacuí), kalimbas e sinos. Sua música aproxima as áreas erudita e popular.

Outro destaque é o show o Reggae Daluta, a partir das 11h30min, no Campus Capão do Leão. A mostra de vídeo Comunidades Quilombolas de São Lourenço do Sul, no âmbito do projeto Saberes e Sabores, ocorre às 14h, na Escola de Belas Artes. Confira toda a programação do dia no endereço http://wp.ufpel.edu.br/portodasartes/programacao-por-data/sexta-feira-2111/ .

Publicado em 20/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.