Carlos Gil Turnes e Paulo Possamai participam do “Conversando com o autor”

Convite - Conversando com o autor - 20nov2014Nesta quinta-feira (20), às 19h, a Livraria da UFPel promove o encontro “Conversando com o autor”, que nessa edição recebe Carlos Gil Turnes e Paulo Possamai. Os autores apresentam seus livros que têm como enfoque a história uruguaia.

Paulo Possamai pesquisa a história da Colônia do Sacramento durante a dominação portuguesa, enfocando o cotidiano das pessoas que lá viveram. Já Carlos Gil Turnes estuda o fim do Antigo Regime na região platina, com enfoque nas guerras de independência e federalização das províncias do Rio da Prata, sob a direção de Artigas.

O projeto “Conversando com o autor” tem como objetivo o encontro de autores e público da Livraria da UFPel, através da discussão de temas tratados nas obras distribuídas e comercializadas pela Livraria. O evento ocorrerá no Museu do Doce, na praça Cel. Pedro Osório, 8, local onde também funciona a livraria.

Sobre os autores

Carlos Gil Turnes nasceu no Uruguai em 1941. Foi docente da UFPel de 1962 a 2010. Como estudante, conheceu a história oficial ensinada em sua pátria natal. Lançou, em 2011, o primeiro volume da série “Revolução da Banda Oriental” dando destaque ao ano de 1811 – ano da deserção de Artigas. Em 2012, publicou o segundo volume, que trata dos anos de 1812 e 1813 e, em 2014, trouxe ao público o terceiro volume, abordando os anos de 1814 e 1815. Todas as obras foram publicadas pela Editora Santa Cruz.

Paulo Possamai é licenciado em História pelo Centro Universitário La Salle (1995) e tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Possui Pós-Dourorado pela Universidad Nacional de la Plata (2014). É professor da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em História da América portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: história militar, colonização, imigração e povoamento. Possui várias publicações sobre esses temas e neste encontro dará ênfase para a obra “Colonia del Sacramento: vida cotidiana durante la ocupación portuguesa”, publicada pela Editora Torre del Vigía, de Montevidéu.

Publicado em 19/11/2014, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.