Apresentações artísticas marcam abertura do Porto das Artes

DSC_6711Os 45 anos da Universidade Federal de Pelotas chegam ao ápice das suas comemorações com a realização do evento Porto das Artes. A série de ações artísticas e culturais propostas para esta semana pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e pelo Centro de Artes foi aberta na noite desta terça-feira (19), com a presença do reitor Mauro Del Pino e com a realização de diversas apresentações. A sessão, ocorrida no novo auditório do Centro de Artes, foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo grupo de flautas transversais do professor Raul Costa d’Ávila

Para o reitor, a realização do Porto das Artes vem para coroar as celebrações do aniversário da UFPel. Segundo Del Pino, com eventos desse tipo se pode transmitir à sociedade, através da extensão, da comunicação, a transformação do conhecimento e da cultura. “A UFPel tem essa característica fantástica de poder construir a memória da cidade, com as mais diferentes DSC_6846manifestações de artes, música, entre outros”, disse em seu discurso.

Já a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, saudou os esforços que fizeram o Porto das Artes sair do papel, destacando o carinho e a paixão com a qual o evento foi tratado desde o início. A diretora do Centro de Artes, Úrsula Silva, por sua vez, lembrou que a iniciativa é fruto da união dos fazeres, de uma teia de projetos que permeia os cursos da área de Artes e Design da universidade e permite que eles possam trabalhar de forma interdisciplinar, brindando a comunidade com as possibilidades abertas pelo evento.

Em seguida, o professor Zé Everton, do curso de Música, assumiu o comando da cerimônia para apresentar as intervenções artísticas. A primeira foi a interpretação da canção Estrela D’Alva, de Luiz Marenco e Jayme Caetano Braun, executada pelos professores Jonas Klug e Nery DSC_6888Borges. Depois ocorreram as apresentações de vibrafone, lideradas pelos professores visitantes Gil e Túlio. Logo em seguida, os presentes foram convidados a prestigiar a apresentação de dança da Companhia Matheus Brusa, realizada no Tablado do curso de Dança.

O Porto das Artes se estende até o dia 23. A programação completa pode ser encontrada neste link.

Publicado em 19/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.