Assessora do MS avalia programas e projetos na área da Saúde

DSC_0144aweb A integrante da Comissão Assessora da Secretaria de Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde Beatriz Jansen Ferreira está em visita à UFPel para avaliar projetos da Universidade. Ela, que é docente da Unicamp, cumpre agendas nestas terça, quarta e quinta-feira na Instituição.

A estada da assessora começou na manhã desta terça-feira (18), quando se reuniu, no Gabinete da Reitoria, com os reitores da UFPel, Mauro Del Pino, e da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, e representantes da área da Saúde das duas Universidades.

Durante o encontro, a assessora e o pessoal das universidades conversaram sobre a gestão de recursos oriundos de programas e editais do MS e também sobre a importância de as instituições oferecerem uma formação acadêmica, nos cursos da área da saúde, voltada para o SUS.

Para Beatriz, é preciso dar aos estudantes noções de como é a gestão do Sistema, seu funcionamento, objetivos, desde o trabalho que é feito nas unidades básicas. “Temos de levar isto para os cursos. O estudante tem de se sentir pertencente ao Sistema. Temos de contaminá-los com este sentimento”, afirmou. A assessora disse que é preciso mostrar aos acadêmicos a importância do SUS e como seria se o Sistema não existisse.

Programação

A programação da assessora na UFPel inclui, desta terça até a quinta, a avaliação de projetos da área da Saúde, visita a postos de Saúde, reunião sobre mudanças curriculares em sete cursos, avaliação dos grupos PET da área, aula na faculdade de Enfermagem e visita a um Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

Em sua estada em Pelotas, Beatriz também participa de reunião do Comitê Gestor Local do Programa Pró-Saúde e avalia programas e projetos da UCPel.

Publicado em 18/11/2014, na categoria Notícias.