Agricultura familiar: organização alemã vem ao Brasil conhecer projeto do Restaurante da UFPel

DSC_6332A experiência de incentivo à agricultura familiar praticada pelo Restaurante Escola está se tornando referência inclusive para outros países do mundo. Na última sexta-feira (14), o coordenador do Departamento de Relações Políticas da organização alemã Pão para o Mundo, Stig Tanzmann, almoçou juntamente com o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, no refeitório do Campus Capão do Leão para conhecer essa parceria para poder apresentá-la na Alemanha.

Tanzmann foi enviado ao Brasil pela instituição especialmente para colher informações sobre o projeto do Restaurante Escola, além de visitar os agricultores que foram diretamente influenciados pelo processo. Segundo o alemão, o seu país ainda não encontrou um caminho para o desenvolvimento da agricultura familiar. Por isso, conhecer um caso de sucesso como o do Restaurante da UFPel pode ser uma forma de levar essa discussão para a Alemanha.

DSC_6108O reitor da UFPel, ao mostrar os resultados obtidos pela iniciativa, contou ao alemão sobre os debates levantados no Brasil sobre a alimentação saudável e a produção de alimentos de forma ecológica. Segundo Del Pino, a aquisição de produtos da agricultura familiar foi uma forma encontrada pela universidade para direcionar recursos públicos para esse tipo de produção e gerar uma demanda frequente a esse público, gerando mais renda às famílias produtoras.

De acordo com Eliane Aires, servidora do setor de licitações e contratos da Fundação de Apoio Universitário, cerca de 85% dos alimentos do RE vem da agricultura familiar, sendo 30% destes produzidos de forma orgânica. Levando em conta somente os vegetais, a sua totalidade é produzida dessa forma. Em uma nova chamada de compras, a ideia é que esse percentual seja ainda mais elevado. A dificuldade ainda é a compra de carne bovina, mas já são encontrados nos pratos servidos no restaurante carne de peixe, frango e ovos vindos dos pequenos produtores. No total, são 250 famílias beneficiadas pelo projeto.

DSC_6267Participaram do almoço junto ao alemão e ao reitor da UFPel o presidente das Fundações de Apoio à UFPel, Tomás Dalcin, a coordenadora do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) de Pelotas, Rita Surita, o coordenador do Capa de Santa Cruz do Sul, Sighard Germany, o pastor sinodal sul-rio-grandense, Dietmar Teske, o engenheiro agrônomo do Capa, Hernesto Martins, e o presidente da Cooperativa Sul Ecológica, Paulo Medeiros.

Publicado em 18/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.