Reitor recebe delegação do encontro de dança América Unida

DSC_0140Em abril do próximo ano, chegará a Pelotas mais uma edição do Encontro América Unida, evento itinerário de dança originário de um projeto de integração de expressões artísticas de países latino americanos. Na manhã desta segunda-feira (17), um grupo de responsáveis esteve reunido com o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, para apresentar os objetivos do encontro.

O diretor geral do evento, o uruguaio Gustavo Verno, afirma que, após dez edições, o América Unida tem um processo firme, embora um pouco lento, no caminho da integração das expressões de dança dos 13 países participantes. Além das apresentações artísticas, também são realizadas oficinas e minicursos. O quesito social também é trabalhado, através de visitas a comunidades e escolas.

Há também um caráter do evento que vai além da dança: em diversas sedes, as famílias são envolvidas, com destaque para os avós, que cozinham para os participantes, de forma a aproximar ainda mais os grupos da cultura anfitriã.

De acordo com o grupo organizador, o que difere o encontro dos demais eventos de dança é justamente o caráter de intercâmbio. Por não ser realizado em formato de festival, com premiações, o foco dos participantes é justamente trocar experiências com os demais. Outro fator que o diferencia dos demais é a continuidade dada após o período, por meio da qual os dançarinos podem continuar seu diálogo.

A diretora do Centro de Artes da UFPel, professora Úrsula Silva, conta que, para a próxima vinda do encontro à Pelotas, espera-se uma maior integração entre o América Unida e a cidade, com a descentralização das ações. Já a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Denise Bussoletti, lembra que a integração entre os países latinos, especialmente os platinos, faz parte de uma expressão da identidade da universidade, que tem diversas iniciativas nesse sentido.

Para o reitor Mauro Del Pino, ações como o Encontro América Unida são importantes por possibilitarem um intercâmbio entre culturas e também entre o conhecimento adquirido e gerado na academia à pratica cultural, enriquecendo a formação dos cidadãos.

A próxima edição do Encontro América Unida em Pelotas ocorre nos dias 1º e 2 de abril de 2015.

Publicado em 17/11/2014, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.