Dia da Prematuridade ressalta campanha de fraldas do HE

01 Shaiane, Manuella e Sofia passaram um tempo internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Escola UFPel, e necessitaram de muitas fraldinhas. Elas cresceram e voltaram ao Hospital nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, Dia mundial da Prematuridade. Os casos destes bebês lembram como é importante ajudar esses pequeninos a crescerem saudáveis, apoiando a campanha de doação de fraldas que está acontecendo durante todo o mês de novembro.

Shaiane Bueno dos Santos, quando tinha quatro meses, foi internada, ficando 12 dias na UTI Neonatal do HE, com bronquiolite, infecção respiratória, cardiomegalia e convulsões. No tempo em que ficou no hospital, sua mãe, Paula Catarina Bueno, conheceu a mãe de um bebezinho que estava internado há três meses na UTI, e vendo a necessidade dela, começou a comprar fraldas para os dois pequeninos. No contexto de um hospital 100% SUS, muitas pessoas em situação de carência são internadas, então a ajuda com fraldinhas se faz muito necessária.

A história de Manuella dos Santos de Souza já é um pouco diferente. A menina de sete anos, com um bonito vestido rosa e uma flor no cabelo, nasceu de 28 semanas e ficou internada 70 dias. “Agradeço muito a todos os funcionários do Hospital Escola, eles foram minha famílias nesse período de tempo, inclusive uma das funcionárias é dinda da minha filha” relatou a mãe da menina, Carla Adriana dos Santos de Souza. Elas visitaram a UTI Neonatal, relembrando a história do passado que não deixou nenhuma sequela na garota, que está no segundo ano do ensino fundamental.

Já Sofia Bandeira Garcia, com seus três aninhos e carinha de boneca, encantou todos os funcionários com o seu retorno. Diversas enfermeiras foram pedir um abraço, e com a graça de sua pouca idade, pediu pra deitar em um berço aquecido que estava no corredor, que já é muito pequeno para o seu tamanho. Com um vestido vermelho e os cachinhos arrumados com uma presilha, ela brincou na sala de recreação, dando bonitos sorrisos para as fotos. “Morei no hospital pelos cinco meses que Sofia ficou internada. Fiz amizade com toda a equipe, que muitas vezes almoçavam comigo. Agradeço a todo o esforço e carinho deles, por terem cuidado da minha filha, sem eles não sei o que ia ser” contou a mãe, Joseane da Silva Bandeira Garcia. Nascida com 29 semanas, Sofia se perdia no meio das fraldas, que até as menores ficavam grandes.

A campanha de fraldinhas organizada pelo HE, pedindo doações nos tamanhos RN e P, tem o intuito de ajudar os pequenos internados. As doações estão sendo recebidas na portaria principal em uma caixa identificada com o cartaz da ação. A enfermeira Neonatologista, Maria Laura Rosa da Cunha, explica que as fraldas precisam são trocadas de três em três horas, pelo controle rigoroso das eliminações (balanço hídrico), e como são nove leitos, a necessidade de doações é permanente. Também para marcar o dia dedicado aos prematuros, amanhã (18), a equipe da Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança está organizando um encontro destinado às mães da UTI Neonatal para conversar e compartilhar experiências sobre a prematuridade, às 9h, na sala de recreação do Hospital Escola.

Publicado em 17/11/2014, na categoria Notícias.