Uma Comunicação para todos
A comunicação na UFPel, sob responsabilidade da Coordenação de Comunicação Social (CCS), vem sendo revolucionada desde janeiro de 2013, quando teve início um profundo processo de reestruturação, que impactou fortemente na estrutura da Coordenação e nas suas políticas.
Desde o começo da atual gestão, a comunicação na Universidade está mais eficiente, ágil, democrática, aberta a todos os segmentos da comunidade e, sobretudo, incomparavelmente mais equipada para atender às demandas.
Um dos próximos passos inovadores da CCS será a realização, em 2015, de um amplo, participativo e democrático processo de construção do Plano de Comunicação da Universidade, que pretende envolver toda a Instituição. O Plano de Comunicação apontará o que deve ser feito no setor nos próximos anos e será construído em sintonia com as definições da Constituinte Universitária.
Para construir o Plano, a CCS e a Coordenação de Processos Participativos (CPP) chamarão a comunidade universitária para ser protagonista neste trabalho, através de metodologia ainda a ser definida.
Além da diversificação de mídias e dos avanços tecnológicos, nestes quase dois anos uma das principais marcas do trabalho da CCS vem sendo o total atendimento das necessidades da comunidade universitária, em todos os seus segmentos.
O órgão tem procurado abrir seus canais a todas as manifestações da comunidade, no sentido de difundir, sem filtros, tudo o que for de interesse da sociedade e que venha a colaborar com o desenvolvimento da Instituição.
Para realizar esta missão com o máximo de eficácia e cumprir com suas missões sociais, a CCS investiu pesado tanto na recriação de suas mídias, como ocorreu com o site, a partir de agosto de 2013, com a Rádio Federal FM, já desde o início da gestão, e com o Jornal da UFPel, a partir de fevereiro de 2013, quanto na manutenção do compromisso inarredável com a comunicação livre e plural.
O acesso de todos, incluindo da comunidade externa, aos processos de comunicação é um dos princípios do trabalho da CCS. Assim foi quando começou a ser repensada a programação da Rádio Federal FM. Foram lançados editais públicos para quem desejasse concorrer a ter um programa na Rádio. Um embrião de Conselho de Programação já atua na Rádio, visando à preservação do perfil de emissora educativa e pública.
O site vem se configurando em extraordinária ferramenta de comunicação instantânea. As notícias são enviadas pela comunidade e são prontamente postadas, quase que em tempo real, e sempre em grande volume diário. Mesmo ainda com algumas limitações de pessoal, a CCS tem oferecido uma cobertura jornalística ampla e diversificada. A Tevê da Universidade, em processo de concepção, irá se somar a todos estes esforços.
A CCS usa fortemente as redes sociais para se comunicar com a comunidade, sobretudo a mais jovem. Já foram mais de 20 mil curtidas no facebook da UFPel e o twitter também é muito utilizado e lido.
As áreas de publicidade, propaganda e design também têm atendido fortemente as demandas da comunidade, com campanhas especiais e confecção de materiais para projetos das mais variadas unidades, acadêmicas e administrativas.
Também o setor de eventos e relações públicas atua intensamente, apoiando eventos de todas as áreas e contribuindo para a eficácia da comunicação com todos os públicos da Universidade.
Tendo como cenário tudo isto que vem sendo feito, a comunidade universitária terá, no próximo ano, a responsabilidade de definir o Plano de Comunicação da UFPel. Esta será mais uma ação da Universidade para garantir sempre, e como já vem sendo feito, uma comunicação aberta, livre e democrática, sem privilegiar interesses, seja de quem for.