Grupo Técnico do MEC encaminha recredenciamento da FAU

Está encaminhado o recredenciamento da Fundação de Apoio Universitário (FAU) da UFPel. O Grupo de Apoio Técnico (GAT) do MEC, em sua última reunião ordinária, enviou processo de recredenciamento da FAU à Consultoria Jurídica do Ministério, setor que apontará qual será a melhor maneira de publicar a medida, por revogação da portaria de descredenciamento ou por nova portaria de credenciamento. A FAU entrou com recurso no MEC pedindo o recredenciamento e apresentando complementações de informações que faltavam para regularizar sua situação. A expectativa é que a Fundação seja habilitada a receber novos projetos em breve.

“O recredenciamento era uma ação prioritária para nós, levando em conta a importância histórica e o caráter essencial da FAU na execução de projetos para a Universidade”, observou o presidente da Fundação, Tomaz Dalsin.

Para o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a posição do GAT tomada em sua última reunião corrige a decisão anterior do Governo Federal. “Não havia motivos para o descredenciamento. O recurso da FAU esclareceu informações e a situação será normalizada”, afirmou o reitor. Del Pino considera que o recredenciamento devolve à comunidade universitária uma fundação com capacidade técnica e estrutura para atender plenamente aos projetos da Universidade.

O Governo Federal, através de uma portaria interministerial envolvendo os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, descredenciou a FAU no começo de setembro. A medida não afetou os projetos de ensino, pesquisa e extensão em andamento com a Universidade, apenas impedindo a realização de novos convênios.

Publicado em 13/11/2014, na categoria Notícias.