Início do conteúdo

Instituto de Física e Matemática tem nova direção

wiliammárioTomou posse nesta segunda-feira(10) a nova direção do Instituto de Física e Matemática (IFM). Nos próximos quatro anos, o cargo de diretor será exercido pelo professor Willian Silva Barros, enquanto o professor Mario Luiz Lopes da Silva ocupará a vice-direção. A solenidade, realizada na sala 209 do prédio 5 do campus Capão do Leão, foi presidida pelo reitor Mauro Del Pino e prestigiada pelos diretores das faculdades de Direito, Agronomia, Odontologia, Nutrição, Veterinária e Biologia, respectivamente, Alexandre Gastal, Manoel Luiz Brenner de Moraes, Márcia Bueno, Márcia Buchweitz, Thomaz Lucia Júnior e Gládis Ribeiro, além do diretor da Agência da Lagoa Mirim, Gilson Porciúncula, professores e estudantes.

victorApós a leitura do termo de posse, feita pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, o ex-diretor, professor Victor Paulo Barros Gonçalves, ao entregar o cargo, disse que a função lhe proporcionou crescimento nos âmbitos pessoal e profissional. “Como professor e pesquisador, tive que compreender a burocracia e a política universitária, sem ter sido treinado para isso”, observou. Ele destacou o esforço empreendido no sentido da qualificação e consolidação das áreas de Física e Matemática da UFPel, o que foi possível com a ajuda dos diversos segmentos da Unidade, desde a vice-direção (exercida pelo agora diretor, Wiliam Barros), colegiados de curso, conselhos departamentais, professores e estudantes.

discursoDécimo segundo diretor na trajetória do IFM, o professor Willian Silva Barros disse que buscará uma gestão compartilhada e participativa. Destacando a estrutura do Instituto, sua inserção nos cursos presenciais e a distância, ele saudou também o crescimento da área de Exatas da UFPel, dando como exemplo a renovação do corpo discente do IFM e sua alta capacitação. Ele prometeu empenhar-se na qualificação da infraestrutura da unidade, em trabalho conjunto com a Reitoria. “A maior dificuldade da unidade hoje, e que, aparentemente, é também um dos maiores desafios da UFPel é a infraestrutura. Assim, assumimos o compromisso de buscar junto à administração central soluções para a acessibilidade, segurança e qualificações de nossos espaços”, sublinhou o novo diretor.

Em seu pronunciamento, o reitor Mauro Del Pino agradeceu ao ex-diretor pela profícua convivência nos últimos dois anos, período referente aos dois primeiros anos da atual administração da UFPel e no qual o professor Victor mostrou-se grande colaborador da Universidade. Ele saudou também ao professor Wiliam, destacando igualmente sua participação em diversas comissões ligadas ao Conselho Universitário.

Del Pino aproveitou para conclamar a comunidade do IFM a engajar-se nas discussões da Constituinte Universitária, definindo o debate acadêmico como de muita riqueza “para a construção da Universidade que almejamos, voltada ao desenvolvimento estratégico da sociedade brasileira”.

O reitor admitiu a legitimidade das reivindicações da Unidade no que diz respeito à infraestrutura. Disse que a gestão trabalha no propósito de qualificar os ambientes da UFPel e, no que se refere ao campus Capão do Leão, descreveu ações como a construção de seis subestações de energia elétrica e os projetos de construção de um Aulário e de um centro de convivências realmente ativo, que dê condições plenas ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, inclusive à noite.

Veja a íntegra do discurso do novo diretor:

Cumprimento:

O Magnífico Reitor Prof. Mauro Del Pino;

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas Téc. Adm. Sérgio Wotter;

O Prof. Victor Gonçalves, que termina seu mandato de Diretor do IFM;

O Vice-diretor eleito Prof. Mario Silva;

 

Cumprimento os colegas, estudantes e amigos aqui presentes

 

         É com muita satisfação que eu e o prof. Mário Silva assumimos a direção do IFM para os próximos 4 anos. O IFM é uma unidade consolidada, que é tão antiga quanto a própria UFPel. O Instituto foi criado em fevereiro de 1970, tendo como primeiro diretor o Prof. Paulo de Castro e Silva. Desde então o IFM já teve 11 diretores e serei o décimo segundo diretor desta unidade. Com muita honra, daremos continuidade aos trabalhos administrativos e políticos do IFM, com uma gestão compartilhada, estratégica e eficiente.

         Evoluímos muito ao longo dessas décadas sempre com foco em atender as demandas da sociedade, em especial, da região de pelotas, formando professores de Física e Matemática e participando efetivamente dos currículos de diversos cursos da UFPel. Somos uma unidade reestruturada que se expandiu dentro da UFPel, aderimos ao Reuni com o curso de Licenciatura em Matemática Noturno e de forma co-responsável atuamos nos currículos de diversos cursos novos da UFPel como Zootecnia da FAEM, Engenharias do CDTec, Engenharias do CEng, Farmácia, Química Forense e Tecnologia de Alimentos do CCQFA e Gestão Pública da FAT. Em nível de pós-graduação o IFM conta com dois mestrados, um na área de Física e outro de caráter multidisciplinar em Modelagem Matemática, e duas especializações, uma para atender a educação matemática e a outra recém criada para atender as demandas na área de Estatística.

         Além de forte inserção nos cursos presenciais da UFPel fomos pioneiros no Ensino a Distância (EaD) com grande empenho inicial dos professores João Artur de Souza, Gertrudes Dandolini e Luiz Brettas que credenciaram a UFPel nessa modalidade com o Curso de Licenciatura de Matemática a Distância – CLMD. Com o CLMD foi possível promover, até o presente momento, articulações em aproximadamente 40 pólos distribuídos em todo Rio Grande do Sul.

         Atualmente, mais de 80% dos professores do IFM estão na UFPel há menos de dez anos, demonstrando o crescimento da área de exatas nesta universidade, que há tão pouco tempo era pouco expressiva. Esse crescimento, com profissionais formados nas melhores universidades do país e alguns no exterior, credencia e legitima o IFM a ser protagonista mais uma vez na UFPel. Protagonismo exercido de forma responsável, buscando o bem comum da instituição, sempre respeitando as expertises de cada área do conhecimento. O nosso trabalho revela que temos em torno de 4 mil matrículas distribuídas em aproximadamente 160 disciplinas, para atender quase 50 cursos da UFPel, por semestre. Assim, continuaremos trabalhando para manutenção do Instituto de Física e Matemática como unidade acadêmica.

         A maior dificuldade da unidade hoje, e que, aparentemente, é também um dos maiores desafios da UFPel é a infraestrutura. Assim, assumimos o compromisso de buscar junto à administração central soluções para a acessibilidade, segurança e qualificações de nossos espaços como, por exemplo, é o caso deste prédio 5 o qual necessita de acesso além das escadas, saída de emergência e adequação de vários ambientes. Temos certeza que a administração central não medirá esforços para atender nossas demandas, em especial as demandas comuns aqui do Campus do Capão do Leão, como espaço de convivência, ampliação de salas de aulas dentre outras.

         Nossa gestão está comprometida com o bem comum do IFM, atuando de forma objetiva, transparente e articulada com todas as instâncias colegiadas da unidade. Contamos com a participação efetiva do Departamento de Física representado pelo Prof. Werner Sauter, do Departamento de Matemática e Estatística representado pelo Prof. Marco André da Costa, dos coordenadores dos Cursos de Licenciatura de Física, Matemática Integral, Matemática Noturno e Matemática à Distância, representados, respectivamente, pelos professores Fernando Simões Jr, Antonio Mauricio Alves, Cicero Nachtigall, Thais Grutzmann. Contamos também com os coordenadores dos cursos de Pós-Graduação em Física, Modelagem Matemática e das especializações em Estudos Matemáticos e Estatística Aplicada e Biometria, representados pelos Coordenadores Prof. Alexandre Diehl, Profa. Daniela Buske, Profa. Marcia Fonseca e Prof. Gustavo Fialho, respectivamente.

         Gostaria de agradecer ao Prof. Victor Gonçalves pelos ensinamentos, amizade, companheirismo e confiança em mim depositados como Vice-Diretor e agora como Diretor do IFM. Agradeço ao Prof. Mario Silva por se integrar a direção do IFM, na condição de Vice-Diretor. Agradeço a todos os professores, técnicos administrativos e funcionários da unidade que tanto contribuem para o crescimento desta, desempenhando seus papéis nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e serviços gerais. Sem dúvida, o trabalho de cada um permite que todos executemos nossa missão: servir a sociedade brasileira. Agradeço a todos os alunos que são o maior bem de uma universidade. Por fim, agradeço a todos aqueles que fazem do IFM um ambiente agradável e de boa convivência.

         Agradeço a presença dos diretores Profa. Márcia Bueno Pinto da Faculdade de Odontologia, Profa. Márcia Buchweitz da Faculdade de Nutrição, Profa. Gladis Ribeiro do Instituto de Biologia, Prof. Manoel Moraes da Faculdade Eliseu Maciel, Prof. Alexandre Gastal da Faculdade de Direto, Prof. Thomaz Lucia Junior da Faculdade de Veterinária. Agradeço a presença dos Professores Paulo Bretanha e Raquel Lüdtke do IB, Leonardo Oliveira, Gil Medeiros e Gilson Porciúncula do CEng e Edemar Rossetto da FAEM.

         Agradeço à minha família, em especial minha esposa Profa. Giselda Pereira que me renova diariamente com mais entusiasmo e com certeza sem ela eu não estaria aqui.

         Finalmente, sabemos que temos muitos desafios pela frente, mas contamos com o apoio e a dedicação de todos que compõem a comunidade desta unidade, para fazermos uma gestão compartilhada e participativa. Eu acredito no IFM.

Agradeço a presença de todos e muito obrigado.

 

 

Publicado em 11/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.