PRAE e PRG relatam resultados em Audiência Pública conjunta

edianeCom o objetivo de dar maior visibilidade e transparência a suas ações e programas, as Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Assuntos Estudantis (PRAE), abriram na sexta-feira(7) as novas rodadas de Audiências Públicas da Universidade Federal de Pelotas. Durante quase duas horas, foram apresentados números e resultados que demonstram efetividade em diversas linhas de atuação.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, a apresentação conjunta do trabalho das duas pró-reitorias se justifica pela natureza das tarefas atribuídas a ambas, que se complementam no atendimento aos estudantes. “A Prae atua em função das demandas da PRG – daí a necessidade de um contato constante”, observou.

Os dados apresentados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, primeira a fazer seu relatório, evidenciaram a relevância dos programas assistenciais, onde se destaca o montante de R$ 10 milhões investidos nessa área pelo Pnaes em 2014. Salienta-se que uma pequena parte dessa verba ainda contemplará o atendimento inicial do ano de 2015, para que os programas não sofram solução de continuidade até o repasse referente ao novo ano.

Mostraram-se igualmente expressivas as ações desenvolvidas pelo Programa de Moradia Estudantil, as atividades do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente, e os programas de Bolsas e Auxílio Eventos.
093Ao fazer a apresentação do desempenho da PRG, o pró-reitor Álvaro Hipólito enfatizou o compromisso da Pró-Reitoria de Graduação em dotar a Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) de uma secretaria eletrônica, que contemple o público discente com um atendimento integral através dos recursos virtuais, facilitando o trabalho que hoje é feito de forma abnegada por um número restrito de funcionários, mas com grande acúmulo de demandas. Hipólito também manifestou a importância dada pela Pró-Reitoria à pedagogia universitária.

As informações trazidas pela PRG demonstraram a importante atuação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Coordenação de Ensino e Currículo (CEC) e de programas como o de Educação Tutorial (PET), de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Mobilidade Acadêmica.

As informações constantes dos relatórios apresentados estarão disponíveis nesta segunda-feira no site das duas pró-reitorias.

Confira os resultados da Prae no link PRAE descreve os resultados de 2014 em Audiência Pública .

Leia o material da PRG em http://wp.ufpel.edu.br/prg/2014/11/10/disponibilizacao-do-material-utilizado-na-audiencia-publica-da-prg-em-07112014/ .

Publicado em 10/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.