Início do conteúdo

Reativação de Porto de Pelotas é pauta de reunião com o reitor

DSC_4467Membros do movimento Ocupa Quadrado estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (7) com o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, para conversar sobre a pauta da reativação do Porto de Pelotas. Contrário à ação, eles vieram à universidade para alertar das possíveis interferências do retorno das atividades do local no dia-a-dia das unidades acadêmicas próximas. Os membros do movimento presentes no encontro foram Andrea Mazza Terra, Gustavo Gazalle, Lucas Lage e Rafaela Cardoso.

Segundo o grupo, o intenso movimento de caminhões, ligado ao escoamento da produção de eucalipto, prejudicaria instalações como a Cotada, a antiga Alfândega, além do Campus das Ciências Sociais. Eles afirmam que a reativação do Porto não passou por um estudo de impacto ambiental e urbano, nem por planejamento por parte dos poderes municipal e estadual. “A área já está ocupada por outra atividade incompatível”, afirmou um dos manifestantes.

O reitor Mauro Del Pino disse não ter informações oficiais sobre a volta das atividades do Porto de forma mais intensa, nem quais seriam os ganhos e impactos desse retorno. Mas lembrou que as obras de infraestrutura necessárias para tanto, como o asfaltamento dos acessos, descaracterizaria a área histórica da região, que tem sido revitalizada com as atividades da UFPel. De acordo com Del Pino, deveriam também ser buscadas alternativas para o escoamento da produção de madeira.

Além da agenda com o reitor da UFPel, o movimento Ocupa Quadrado ainda teria na mesma tarde uma reunião com a secretária municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade, Joseane Almeida. Também estão programadas atividades culturais no Quadrado, como no sábado (8), e uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, com data ainda a ser definida.

Publicado em 04/11/2014, na categoria Notícias.