Dia Mundial da Diabetes tem programação especial na FaMed

diabetesNo dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, e, para marcar a data, o ambulatório da Faculdade de Medicina da UFPel (FaMed) irá ter uma programação diferenciada.

A ação irá acontecer de 9 a 14 de novembro, contando com iluminação azul especial na fachada do ambulatório, workshop Pé Diabético para alunos da FAMED, distribuição de material educativo e ainda palestras e vídeos sobre o tema na sala de espera. Além disso, a organização do evento solicita doação de alimentos diet, como adoçantes, bolachas salgadas (sem açúcar na composição) e leite desnatado, que serão doados para pacientes diabéticos durante a semana.

O dia foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas foi em 2007 que a data se tornou oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU). A criação de um dia oficial para falar sobre a doença nasceu da preocupação do número crescente de diagnósticos da diabetes no mundo.

A data de 14 de novembro foi escolhido por ser o aniversário de Frederick Bating que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina. Os objetivos da campanha são incentivar e implementar políticas públicas de prevenção e controle da doença, disseminar ferramentas para apoiar iniciativas nacionais, destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle, aumentar a conscientizações dos sintomas, promover e reduzir os principais fatores de risco da diabetes tipo 2 e promover ações para prevenir e retardar complicações.

A programação, organizada pelo Ambulatório de Diabetes da FaMed, irá acontecer no Ambulatório Geral, localizado na avenida Almirante Guilhobel, 221.

Publicado em 04/11/2014, nas categorias Agenda, Notícias.