Início do conteúdo

Diretora do HE recebe prêmio profissional

DSC_0230 Na noite desta segunda-feira (27), o Rotary Club de Pelotas Norte realizou a cerimônia anual de entrega de homenagens a personalidades que se destacam pelo excelente desempenho demonstrado no exercício de suas atividades profissionais. Recebeu o prêmio Reconhecimento Profissional a médica Julieta Carriconde Fripp, Diretora Geral do Hospital Escola UFPel, destaque por seu trabalho na modalidade de atenção domiciliar no âmbito do SUS, através do PIDI/Melhor em Casa.

A excelência profissional e o elevado padrão ético demonstrados no exercício da profissão são incentivados através do reconhecimento profissional pelo Rotary, há muitos anos, outorgando-se prêmios de honra ao mérito profissional para pessoas que tenham se distinguido no exercício de suas atividades. Receberam o prêmio, profissionais que se destacaram em seus ofícios e cujos nomes foram escolhidos pelo Clube Rotário, através de rigorosa seleção e apreciação pelo conselho diretor, tendo como princípios a dignidade, empenho e eficiência profissional.

O Rotary International é uma entidade centenária e que ocupa o primeiro lugar como a maior Organização Não Governamental do mundo e a única com assento na ONU.

Julieta Carrionde Fripp

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1995), especialista em Clínica Medica e Medicina Intensiva (AMIB / 2004). Mestre Ciências (UFPel/2009). Foi diretora do Pronto Socorro Municipal de Pelotas e do Departamento de Atenção às Urgências (PSM/SAMU/PID) no período de 2001 a 2004. Chefe da UTI Geral Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas de 2011 a 2013. Coordenadora geral da Atenção Domiciliar HE/UFPEL composta pelos Programas PIDI e Melhor em Casa. Diretora Geral do Hospital Escola da UFPel desde janeiro de 2013. Vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos desde 2013. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.

Precursora do Atendimento Domiciliar a Pacientes Oncológicos no Estado do Rio Grande Do Sul em 2005 com a criação do PIDI (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar) e, em 2012, pioneira na implantação do Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde, atendendo atualmente mais de 170 pacientes internados em suas residências por equipes formadas de Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Capelão e Técnicos de Enfermagem.

Por seu empenho e determinação está sendo construído, junto a Antiga Laneira Brasileira, o Centro Regional de Reabilitação e Atenção Paliativa com intuito de atender pacientes de toda a região Sul do RS. O Centro terá capacidade instalada, infraestrutura e processo de trabalho adequados para atender usuários que apresentam patologias fora de possibilidades de cura, em especial portadores de câncer em estágio avançado. As instalações terão cerca de mil metros quadrados, com 16 leitos de internação, área de convivência de pacientes e familiares, postos de enfermagem, salas de procedimentos, sala de reunião de equipe, auditório, almoxarifado, copa/cozinha e garagem.

Publicado em 29/10/2014, na categoria Notícias.