PRPPG propõe vaga adicional para servidores nos programas de pós

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, apresentou na última reunião do Conselho Coordenador da Pesquisa, do Ensino e da Extensão(Cocepe), realizada na quinta-feira (2), um primeiro esboço da resolução que trata da qualificação de servidores da UFPel. No documento, é proposto que em cada processo seletivo para ingresso em Cursos de Pós-Graduação Lato ou Stricto Sensu da Universidade poderá ser oferecida uma vaga adicional por curso para servidores públicos efetivos da UFPel, docentes ou técnico-administrativos.

“A resolução é apenas uma sinalização inicial de uma política mais ampla que estamos tentando implementar. Aguardamos por sugestões”, considerou Agostini. Os conselheiros estão apreciando o documento, que teve um parecer positivo de mérito na reunião desta quinta. O texto foi enviado à Procuradoria Jurídica para parecer e deve retornar ao Cocepe para aprovação.

Eis a íntegra da Resolução apresentada ao Cocepe:

“Considerando que a capacitação dos servidores públicos tem potencial de contribuir para a qualificação das ações e do serviço público da universidade;

Considerando que a capacitação da força de trabalho da UFPel converge com sua missão institucional, no sentido de “promover a formação integral e permanente do profissional, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida, com a construção e o progresso da sociedade”;

Considerando os termos do Decreto 5.825, de 29 de junho de 2006;

Programa de Incentivo à capacitação dos servidores públicos efetivos da Universidade Federal de Pelotas – PROCAP/UFPel, em Cursos de Pós-Graduação Lato Sensue Stricto Sensu.

Constituem-se Servidores públicos efetivos da Universidade Federal de Pelotas os integrantes ativos do Quadro Permanente dos Planos de Carreira e Cargos desta instituição.

Como capacitação entende-se o processo de qualificação e aperfeiçoamento realizado mediante educação formal, por meio da qual o servidor docente ou técnico-administrativo desenvolve conhecimentos e habilidades, em conformidade com sua carreira e o planejamento institucional.

O PROCAP-UFPel tem como objetivo apoiar e estimular a capacitação do quadro de servidores da Universidade Federal de Pelotas em Cursos de Pós-Graduação Lato Sensue Stricto Sensu, visando à qualificação de suas ações, serviços e função social.

Em cada Processo Seletivo para ingresso em Cursos de Pós-Graduação Lato ou Stricto Sensu desta universidade, poderá ser oferecida uma vaga adicional por Curso para servidores públicos efetivos da UFPel, docentes ou técnico-administrativos, os quais deverão comprovar o vínculo com a Universidade no ato de sua inscrição, por meio da apresentação de documento hábil.

Os servidores desta universidade, candidatos às mencionadas vagas, deverão manifestar seu interesse por meio de carta assinada e entregue junto com a documentação exigida no Processo Seletivo.

Os servidores serão selecionados entre os candidatos inscritos para a vaga destinada aos servidores públicos efetivos da UFPel, sendo observados os mesmos critérios estabelecidos para o Processo Seletivo dos demais candidatos. Em caso de servidores candidatos excedentes após a seleção da vaga específica, estes serão incluídos entre os candidatos que concorrem às vagas gerais do Processo Seletivo.

A inscrição dos servidores da UFPel, candidatos aos Processos Seletivos dos Programas de Pós-graduação desta universidade, será gratuita.”

Publicado em 03/10/2014, na categoria Notícias.