Moradores da Casa já recebem bolsa auxílio

Até esta sexta-feira (3), 66 dos 90 moradores da Casa do Estudante da UFPel estarão recebendo a bolsa auxílio para residentes da Casa, no valor de R$ 200,00, que foi fruto da negociação que pôs fim à ocupação do Gabinete da Reitoria, na semana passada. A bolsa é emergencial, tem vigência de três meses e objetiva suprir necessidades básicas dos moradores da Casa. Por falta do fornecimento dos dados bancários, os 24 moradores restantes deverão receber o benefício no próximo mês, junto com o de novembro. Eles devem procurar a Seção de Benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para fornecer estas informações.

DSC_3019 Uma reunião realizada no fim da tarde desta quarta-feira (1), na Reitoria, deu prosseguimento às conversas entre Administração da Universidade e estudantes que participaram da ocupação do Gabinete. A pauta do encontro foi a estruturação da comissão que acompanhará e debaterá as demandas e necessidades dos acadêmicos.

Receberam o grupo de estudantes a vice-reitora, Denise Gigante, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti. Representações da Asufpel e da Adufpel acompanharam a reunião.

A composição da comissão e a periodicidade dos encontros foram temas do encontro, que definiu por uma flexibilidade de nomes e de número de participantes em cada reunião, dependendo dos assuntos tratados. Os estudantes apresentaram uma proposta de que 20 deles poderão estar aptos a participar dos encontros. Uma assembleia geral de estudantes, a ser realizada na próxima semana, definirá a representação acadêmica na comissão permanente de diálogo, que terá participação ainda da Reitoria e de representações da Adufpel e da Asufpel.

A primeira reunião da comissão de diálogo ocorrerá no dia 16, às 17h, no auditório da Reitoria, e terá como pautas o lançamento do edital de licitação dos projetos executivos do Condomínio Estudantil, a nova Casa do Estudante, e demandas da atual Casa, o que já foi feito e o que deve ainda ser feito. A expectativa é que os editais do Condomínio Estudantil possam ser lançados até o dia 13.

Ações

Durante o encontro desta quarta-feira, os estudantes relataram que algumas ações já foram feitas na Casa, depois da desocupação do Gabinete. Entre elas, a instalação de Internet, limpeza de caixas d’água e algumas pequenas obras. Uma impressora também foi entregue, mas isto já estava programado antes da ocupação.

Publicado em 02/10/2014, nas categorias Destaque, Notícias.