UFPel poderá participar de mais um projeto de sala de cinema digital

DSC_0428 A participação da UFPel no projeto Mercosul Audiovisual Digital, previsto para começar suas exibições em novembro, trouxe à Universidade representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para convidar a instituição a ingressar em outra rede de salas de cinema digital em universidades públicas. O projeto Cinemas em Rede, da RNP, já existe em seis instituições pelo país, devendo agregar mais seis até o fim do ano.

Para conversar sobre os projetos e averiguar condições técnicas de exibição de imagem e som no auditório da Agência da Lagoa Mirim (ALM) da UFPel, onde ocorrerão as sessões do Mercosul Audiovisual Digital, estiveram na Universidade o gerente de projetos da RNP, Álvaro Malaguti, e o assessor técnico do MinC Osvaldo Emery. Eles foram recebidos, na manhã desta terça-feira (30), no auditório da ALM, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, e pelos professores do curso de Cinema da UFPel Rafael Andreazza e Cintia Langie.

“Estamos buscando novos participantes onde há iniciativas na área do cinema, salas com exibições regulares. A ideia é constituir um processo de modernização e digitalização das salas”, disse o gerente da RNP. Conforme Malaguti, o projeto conta com recurso do MinC e pretende instalar novos equipamentos nas universidades, para que sirvam, além do cinema, como meio de comunicação entre as instituições, para atividades como, por exemplo, audiências e debates em rede.

A ideia do projeto é dar autonomia de programação às instituições, mas o desejo é promover um intercâmbio de conteúdos entre as universidades, com privilégio para a produção nacional.

Além do auditório da ALM, os representantes do MinC foram levados para conhecer os prédios da Laneira, na Fragata, e da Brahma, no Porto, cujos projetos culturais preveem a instalação de salas de cinema.

A Rede

Grande parte dos municípios brasileiros não possui salas de cinema. Diante dessa realidade, a RNP está se empenhando em criar espaços de exibição de filmes fora do circuito comercial. Para privilegiar a produção cultural brasileira, foi lançado o projeto Cinemas em Rede, que integra cinemas universitários através da rede Ipê.

Lançado em parceria com o MinC, a RNP é responsável pela infraestrutura de rede, pelo desenvolvimento e pela capacidade técnica para operar as aplicações de gerenciamento e transferência de conteúdo audiovisual.

Em sua fase experimental, a iniciativa alcançará universidades e outras instituições conectadas à infraestrutura avançada da RNP, para compartilhar conteúdos entre si. Além disso, elas poderão ter acesso ao acervo digitalizado da Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação da memória audiovisual do país.

Atualmente, o projeto conecta seis instituições: Cinemateca Brasileira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Departamento de Cinema da Escola de Comunicações e Artes e Cinusp Paulo Emilio, da Universidade de São Paulo (USP), e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife.

Mercosul

A UFPel ganhou destaque para participar do projeto Mercosul Audiovisual Digital, conforme a professora Cintia Langie, pelo fato de a Universidade ser a única pública a ter curso de Cinema no RS e por sua posição estratégica no Mercosul. O projeto deverá começar suas exibições no auditório da ALM, que tem capacidade para 85 pessoas, mas a intenção é leva-lo, depois, para outro local maior. Serão sessões diárias gratuitas.

A Universidade será a única a ter sala de cinema digital do Programa Mercosul Audiovisual, no Brasil, fora das capitais. Será a única também do Rio Grande do Sul a receber o projeto, desenvolvido pelo Mercosul e pela União Europeia. Serão 30 salas em quatro países. A rede será formada por dez salas no Brasil, dez na Argentina, cinco no Uruguai e cinco no Paraguai. O programa exibirá, via satélite e simultaneamente para todas as salas, conteúdo cinematográfico produzido no Mercosul.

Publicado em 01/10/2014, nas categorias Destaque, Notícias.