Estudantes desocupam a Reitoria

DSC_1771 Dando continuidade à reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (23), foi realizado um novo encontro durante a tarde, para que todos os pontos tratados fossem pactuados e a desocupação pacifica fosse encaminhada. Durante a reunião, um conjunto de encaminhamentos foi deliberado pela administração e os estudantes acabaram desocupando o a área administrativa da reitoria, localizada no bloco B, interditada pelo movimento desde a manhã desta segunda-feira (22).

Entre os encaminhamentos a gestão comprometeu-se em não criminalizar o movimento ou qualquer um dos seus membros, dar cumprimento aos prazos legais mínimos para o processo licitatório do projeto executivo do novo Condomínio Estudantil e instituir, emergencialmente e de forma provisória, com vigência de três meses, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200,00 aos residentes da Casa do Estudante, para suprir necessidades básicas de seus moradores.

O principal ponto tratado foi a instituição de uma Comissão Permanente de diálogo, com representantes da gestão, de moradores da Casa dos Estudantes e das entidades que representam a comunidade acadêmica para tratar de assuntos relacionados à moradia estudantil e outras demandas dos estudantes, dando transparência a todos os encaminhamentos definidos. A primeira reunião da Comissão ocorrerá no dia 1º de outubro. Todas as pautas destacadas pelos estudantes serão tratadas dentro da Comissão.

Participaram da reunião uma comissão de negociação, composta por integrantes da Administração Superior da UFPel, e por representantes dos estudantes e pelas direções da Asufpel e Adufpel, convidadas pela Administração para atuar como mediadores.

Representando a gestão, participaram a vice-reitora, Denise Gigante, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter e a pró-reitora de Extensão, Denise Bussoletti.

Publicado em 24/09/2014, nas categorias Destaque, Notícias.