Início do conteúdo

Novos leitos do HE já recebem pacientes

5Os novos leitos do Hospital Escola da UFPel já recebem, desde a segunda-feira (22), pacientes oriundos do Pronto Socorro Municipal de Pelotas. A ativação dos leitos auxilia a resolver a carência de vagas nas áreas de urgência e de emergência na região. No total, o HE da UFPel está ativando 56 novos leitos, instalados em área situada no miolo do Hospital, especialmente reformada para este fim. São novos leitos clínicos que passam a fazer parte do componente hospitalar da Rede de Urgência e Emergência (RUE).

Ato realizado na terça-feira (23), no auditório do HE, marcou a inauguração dos leitos e contou com as presenças de autoridades da área da Saúde. Presentes na cerimônia o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, o prefeito de Pelotas, Eduardo 1(1)Leite, a assessora da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, Maria Dolores Gamarski, no ato representando o Ministro da Educação, Henrique Paim, o coordenador da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, Milton Martins, a secretária Municipal da Saúde, Arita Bergmann, a diretora da Faculdade de Medicina, Vera Silveira, a diretora da Faculdade de Enfermagem, Luciane Kantorski, a diretora da Faculdade de Nutrição, Márcia Buchweitz, a chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, Silvia Macedo, e a diretora geral do HE, Julieta Fripp.

O reitor da UFPel disse que é preciso comemorar tanto o incremento na assistência quanto a qualificação na formação dos profissionais da saúde. Ele lembrou os esforços da Administração Superior em promover mudanças no Hospital, a começar pelo próprio nome, antes 4conhecido como Hospital da FAU e agora Hospital Escola da UFPel.

Del Pino citou os avanços estruturais no HE e também a formação da Rede de Saúde da UFPel, que envolve as unidades da Universidade desta área. Lembrou que a ampliação de leitos gera também mais empregos e trabalho, além das melhorias de vida para todos e da formação acadêmica oferecida na Universidade.

Para o prefeito Eduardo Leite, o momento é de celebração, para que seja mantido o entusiasmo em torno do trabalho. “Pois temos conquistado importantes ampliações de serviços e avanços”, pontuou.

A representante do MEC ressaltou a oferta de um novo campo de estágios e estudos na Universidade, registrou o apoio de todos na construção desta conquista e parabenizou as equipes do HE e da UFPel no trabalho.

“Este hospital, cem por cento público, mostra seu olhar para o bom serviço que deve ser oferecido ao cidadão brasileiro, seja ele quem for”, observou o titular da 3ª CRS, em sua fala no ato.

Já a diretora da Faculdade de Enfermagem sublinhou o momento em que o HE assume, mais uma vez, seu papel na saúde do Município. “Este hospital é essencial para a formação acadêmica e para os serviços de saúde”, registrou Luciane.

A parceria do HE com sua Faculdade foi evidenciada por Vera Silveira, que classificou as novas obras como de excelência e fez menção ao aumento da qualificação do ensino. Ela lembrou que a partir de agora os acadêmicos terão contato com pacientes de outro perfil, não mais somente com aqueles de doenças crônicas, mas também com os de urgência e emergência.

A chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina recordou a extrema evolução notada no HE e os avanços em assistência hoje registrados.

Um novo Hospital

A diretora geral do HE não teve medo de errar ao afirmar que o trabalho feito pode ser comparado ao da construção de um novo hospital, pois a instalação dos novos leitos implicou na ampliação também de todos os serviços de suporte. “Este momento é um marco histórico para o Hospital. Estamos ampliando em 50 por cento nossa capacidade instalada”, comemorou Julieta.

Ela disse que a escolha do tipo de leito a ser instalado ocorreu em função do gargalo existente no Pronto Socorro Municipal e também da política do Plano Regional de Atenção às Urgências.

Após o ato, o reitor da UFPel, o prefeito de Pelotas, a secretária de Saúde e a diretora geral do HE descerraram placa indicativa dos novos leitos, colocada no corredor de acesso à nova ala. Após, todas as autoridades visitaram as novas instalações, inclusive algumas que já recebiam pacientes vindos do PS de Pelotas.

Avanços

Os 56 novos leitos, dentro da atual área física do HE, possibilitarão assistência de excelência em áreas como clínica médica, pneumologia, gastroenterologia, endocrinologia, cardiologia e reumatologia.

A ampliação colaborará ainda no ensino de todos os cursos da área da saúde que possuem inserção acadêmica no HE, com destaque para Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Odontologia e Farmácia.

As equipes que trabalharão nas novas alas serão compostas por médicos docentes da Faculdade de Medicina, médicos técnico-administrativos e médicos residentes do Hospital Escola. Enfermeiros e técnicos em enfermagem já foram selecionados e estão recebendo treinamento para atuarem nos leitos.

As áreas de apoio também estão dimensionadas, incluindo auxiliares administrativos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos, auxiliares de farmácia, auxiliares de higienização, entre outros.

HE

O Hospital Escola da UFPel realiza assistência cem por cento SUS aos usuários moradores do município de Pelotas e da região sul do Estado. Possui capacidade instalada com 112 leitos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Desde 2013, a atual gestão estabeleceu como meta no Plano de Reestruturação do HE a passagem da atual condição de porte pequeno a porte médio em curto prazo, ou seja, até o primeiro semestre de 2015 atingir o quantitativo de, no mínimo, 200 leitos hospitalares. Para isso, está sendo realizado diagnóstico das potencialidades existentes a fim de qualificar novos leitos dentro das redes e linhas de cuidados prioritárias do Ministério da Saúde.

O HE também está habilitado na Rede Cegonha, que envolve os cuidados à saúde materna e do bebê, e ainda está inserido na Rede das Doenças Crônicas, possuindo alta complexidade em oncologia. Além disso, possui cerca de 170 leitos em ambiente domiciliar, assistidos pelo Pidi (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar) e Programa Melhor em Casa.

Considerando que todos os serviços ofertados pelo HE estão contratualizados e regulados pelo município e que, atualmente, a rede local apresenta grande deficiência de leitos para dar retaguarda às demandas do único pronto socorro público de Pelotas, há cerca de seis meses a direção do Hospital Escola iniciou diálogo com os gestores da saúde local com objetivo de inserir novos leitos no plano regional de atenção às urgências.

Desde então, foram realizadas reformas e adequações internas no HE para ofertar ao SUS os 56 novos leitos clínicos no componente hospitalar da Rede de Urgência e Emergência. O projeto foi submetido à apreciação do Conselho Municipal da Saúde, tendo sido aprovado por unanimidade.

Publicado em 23/09/2014, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Ensino, Extensão, Hospital Escola, Pesquisa.