Grande Hotel recebe diagnóstico para futura reforma

DSC_1750A Coordenação de Obras e Planejamento Físico da Universidade Federal de Pelotas recebeu, na tarde desta terça-feira (23), o diagnóstico e o levantamento das condições do prédio do Grande Hotel, edificação recentemente doada à UFPel para a instalação da Escola de Hotelaria. O trabalho foi realizado pela empresa VRP Arquitetura, de Porto Alegre.

Segundo a arquiteta da firma portoalegrense, Katiele Radünz, o prédio tem partes muito boas, especialmente no térreo, fruto de uma reforma realizada nos últimos anos. No entanto, a mesma reforma foi deixada inacabada nos andares superiores, deixando algumas partes expostas à ação da umidade e deterioração do tempo. Outras falhas encontradas são relacionadas às aberturas e à claraboia, que tem frestas.

O diagnóstico foi fruto de 20 dias de trabalho da VRP, que durante cinco deles esteve em trabalho de campo, visitando as instalações, e depois realizou o trabalho de atualização de plantas e descrição do levantamento.

O próximo passo, segundo o coordenador Cleidi Victória, é a entrega, por parte da empresa, do anteprojeto de reforma. O prazo para essa ação é 6 de novembro. Esse material deverá ser encaminhado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, já que a edificação é tombada. Depois disso, serão formulados os projetos finais e lançada a licitação, fase esta prevista para o próximo ano. A ideia inicial é que o térreo abrigue recepção, restaurante e cafeteria, os dois pisos acima, quartos e o quarto andar receba a área da Escola de Hotelaria.