Assinado acordo de cooperação entre UFPel e a Universidade de Perugia

Perugia-1

Foi assinado nesta quarta-feira (17), em solenidade realizada na Università Perugia-2degli Studi di Perugia, Itália, o protocolo de intenções entre aquela universidade e a UFPel. Os pesquisadores brasileiros foram recebidos em Perugia na terça-feira, 16 de setembro, pela pela Vice-Presidente da Região Umbria, Carla Casciari, em uma cerimônia de boas vindas (http://www.umbriajournal.com/politica/istituzioni/vicepresidente-casciari-incontra-ricercatori-brasiliani-polacchi-127219/).

Na solenidade de assinatura do acordo estiveram presentes, representando a UFPel, os professores Gelson Perin, Diego Alves, Lucielli Savegnago e Raquel G. Jacob e pela Universidade de Perugia, o Reitor, Prof. Franco Moriconi e o Prof. Claudio Santi.

O convênio prevê o fortalecimento da colaboração científica entre as duas universidades e também deverá facilitar os trâmites relacionados à mobilidade de estudantes e professores entre as instituições signatárias. Juntamente com o convênio assinado há 15 dias com a Universidade de Melbourne, este acordo marca o início de uma nova fase na cooperação iniciada em 2012 entre o Grupo de Catálise e Química Orgânica Verde, do Departamento de Farmácia da Universidade de Perugia, através de seu diretor, Prof. Claudio Santi, e o Laboratório de Síntese Orgânica Limpa do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA/UFPel).

Além dos quatro professores, cinco alunos do doutorado em Química da UFPel também estão esta semana em Perugia, onde participam do WSeS-3, III Workshop da Rede Se-S Redox: Samuel Thurow, Elton Borges, Natália Seus, Angelita Barcellos e Daniela H. de Oliveira. Coordenada pelo Prof. Claudio Santi, a Se-S Redox é uma rede internacional para a investigação multidisciplinar das propriedades químicas, bioquímicas e farmacêuticas do selênio e do enxofre.

Pesquisadores do Brasil, Itália, Índia, Japão, Polônia e Austrália fazem parte da equipe de pesquisadores integrantes da rede.Os professores e estudantes da UFPel viajaram a Perugia com recursos da FAPERGS, no projeto “Internacionalização da Pós-Graduação em Química da UFPel”, aprovado no Edital 12/2013, Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no RS. Além da assinatura do convênio, eles participaram de reuniões de trabalho onde discutiram a possibilidade de novos projetos em conjunto visando a captação de recursos para a pesquisa em colaboração e a mobilidade acadêmica. Ainda em 2014, o projeto prevê a vinda do professor Santi a Pelotas, no próximo mês de novembro, quando ministrará cursos no Programa de Pós-Graduação em Química e participará de reuniões de trabalho com professores e estudantes.

Publicado em 19/09/2014, na categoria Notícias.