Início do conteúdo

Observatório de Direitos Humanos da UFPel debate violência em Pelotas

O Observatório de Direitos Humanos da UFPel realiza nos próximos dias 25 e 26 de setembro, no auditório da Faculdade de Direito, um minicurso sobre Formação em Direitos Humanos, com a participação de professores e pesquisadores de cinco universidades gaúchas. O evento é aberto para a comunidade, as inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Durante a atividade, a delegada Carla Kuhn também fará uma palestra, apresentando subsídios para contribuir com as pesquisas teóricas sobre a violência em Pelotas, a partir de sua experiência à frente da 18ª Região Policial.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento é fomentar uma cultura crítica, plural e comprometida com a promoção e o desenvolvimento dos direitos humanos nos municípios da região. Para isso, nos dois dias de minicurso serão abordadas as relações entre direitos humanos e outras áreas, como gênero, etnia, orientação sexual, políticas públicas e formação docente. Espera-se, também, a participação intensa do público no sentido de apresentar experiências e reflexões sobre a temática proposta pelos palestrantes. Ao final do evento serão disponibilizados certificados para os participantes com mais de 70% de frequência nas palestras.

Os interessados em participar do minicurso devem encaminhar o nome completo para o e-mail observatoriodh.ufpel@gmail.com. Como as inscrições serão recebidas até o preenchimento do número de vagas, a organização do evento sugere que os interessados não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias.

Sobre o projeto
O Observatório de Direitos Humanos da UFPel é um programa recém-criado de Pesquisa, Ensino e Extensão que tem como objetivo contribuir para a promoção e defesa dos Direitos Humanos nos municípios gaúchos. Sediado no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (Neppu), o projeto pretende reunir dados relativos a sete eixos temáticos, como violência, pobreza e preconceito, além de elaborar relatórios públicos a partir da reunião e da avaliação destes dados. Além disso, o cronograma de atividades do Observatório inclui a realização periódica de palestras e seminários sobre o tema dos Direitos Humanos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mailobservatoriodh.ufpel@gmail.com.

Programação do minicurso
Quinta-Feira (25 de setembro)
13h Profª Maiane Ourique (Unipampa) – Teoria e Prática dos Direitos Humanos na Formação Docente
15h Prof. Rodrigo Stumpf (UFRGS) – Aspectos políticos dos Direitos Humanos
17h Profª Andréa Heidrich (UCPel) – Serviço Social e promoção dos Direitos Humanos
19h Seminário de Apresentação de Resultados: Projeto de Pesquisa sobre o remanejamento de da população atingida por empreendimentos hidrelétricos

Sexta-Feira (26 de setembro)
09h Delegada Carla Kuhn – subsídios para o debate sobre a violência em Pelotas
11h Prof. Renato Duro (FURG) – Direitos Humanos, orientação sexual e etnia
14h Profª Márcia Alves (UFPel) – Direitos Humanos e Gênero
16h Prof. Hemerson Pase (UFPel) – Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas

Publicado em 15/09/2014, na categoria Notícias.