UFPel justifica manutenção da data do Pave para 16 de novembro

A Universidade Federal de Pelotas esclarece a opinião pública sobre a decisão de manter a realização das provas do Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar) para o dia 16 de novembro. Segundo a vice-reitora, professora Denise Gigante, no exercício da Reitoria, é intenção da Universidade proporcionar o maior acesso possível aos estudantes e evitar a concorrência com provas e concursos de outras instituições.

“Verificamos que os candidatos se inscreviam no Pave e no Sisu e eram chamados nos dois, o que gerava dificuldades. Nossa intenção é de que o resultado seja divulgado até o final de dezembro, antes da inscrição no Sisu. Então tivemos a ideia de antecipar as provas”, explica Denise. Segundo ela, a data de 30 de novembro foi descartada por coincidir com o vestibular da UCPel. Já nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro ocorrerão provas do IFSul.

A vice-reitora refuta o argumento de que na data estipulada, os estudantes terão conteúdos ainda não contemplados, por entender que esses últimos dias do ano são dedicados a avaliações e não propriamente a ministração de conteúdos novos. “Além disso, o próprio Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, portanto, uma semana antes”, justifica.

Denise Gigante lembra também que em conversa mantida pelo pró-reitor de Graduação, Álvaro Hipólito, com o coordenador da 5a CRE (Coordenadoria Regional de Ensino), professor Círio Almeida, a data havia sido considerada oportuna.

Publicado em 12/09/2014, na categoria Notícias.