Início do conteúdo

Faculdade de Veterinária comemora 45 anos de fundação

DSC08126A Faculdade de Medicina Veterinária (FVet/UFPel) realiza, nesta sexta-feira e no sábado (12 e 13), atividades alusivas aos 45 anos do efetivo funcionamento da unidade. A data festiva, que coincide com o aniversário de fundação da Universidade, é celebrada com uma programação técnica pela manhã, com visitação às instalações da Faculdade, no turno da tarde, e por um evento comemorativo no sábado, o qual marca o décimo encontro dos profissionais egressos da FVet.

O Encontro de Veterinários Formados em Pelotas (Evetpel) é realizado anualmente, sempre em uma localidade diferente. Na edição anterior, foi acordado que a décima edição seria realizada em Pelotas, coincidentemente na data em que a Faculdade comemora seus 45 anos de existência.

Em seu pronunciamento, na abertura do evento, a vice-reitora, professora Denise Gigante, no exercício da Reitoria, enfatizou a importância da data e destacou o trabalho coeso da Administração Superior da UFPel e da direção da Faculdade, rumo ao crescimento e estruturação da unidade e junto ao Comitê de Ética e Proteção Animal. “A UFPel, que também comemora 45 anos em 2014, se estruturou a partir de unidades centenárias e também de unidades agregadas na época do surgimento da Institutição, e hoje se consolida com dezenas de novos cursos que estão surgindo”, disse a reitora em exercício, lembrando que a UFPel já conta com 98 cursos, 93 dos quais presenciais.

DSC08135Na sequência, o diretor da FVet, professor Thomaz Lucia Júnior discorreu sobre o tema Faculdade de Veterinária: Passado, presente e futuro. Lembrou as origens da unidade, desde a Imperial Escola de Medicina Veterinária e Agricultura Prática(1883) até a criação da Faculdade de Veterinária, em agosto de 1969. Ele justificou a data escolhida para as festividades, pela passagem do Dia do Médico Veterinário e por ser o período em que têm sido realaizados os encontros de formandos.

Lucia Jr. fez um relato da evolução da unidade, especialmente a partir de sua sede definitiva, no prédio antes ocupado pela Reitoria, no campus Capão do Leão, local que ainda passa por adaptações, transformando ambientes antes dedicados à área administrativa em laboratórios e salas de aula. A construção de novos prédios em áreas adjacentes à atual sede permitirá em breve a total transferência das instalações remanescentes na antiga sede (em prédido da Embrapa, cedido em regime de comodato, e distante a três quilômetros do campus), onde ainda estão localizados o setor de Patologia e o Laboratório Regional de Diagnósticos.

Segundo o diretor, a nova estruturação da Faculdade, aliada à renovação do quadro docente abriu caminhos para a conquista de recursos de órgãos de fomento à pesquisa, como CNPq e Capes, e o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada. Thomaz Lucia Jr. destacou ainda a decisiva contribuição para as atividades acadêmicas, com importante repercussão junto à comunidade, de órgãos ligados à FVet, como o Hospital de Clínicas Veterinárias, que atende a animais domésticos e de grande porte – atendimento feito por alunos sob a supervisão de professores – e o Biotério Central, especializado na criação de animais de laboratório para testes e que serve de suporte para outros cursos da Universidade.

Projetos futuros

DSC08132Encontra-se em fase final de construção o prédio do Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal. A obra foi aprovada em um edital pró-equipamentos da Finep em 2008, mas apenas no final de 2013 começou a ser executada pela equipe da Coordenação de Obras e Planejamento Físico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan/UFPel). O novo laboratório ocupará edificação própria, com cerca de 370 metros quadrados. O custo da construção é de R$ 750 mil.

Para atender à demanda do Setor de Necropsia, que por suas características exige um espaço adequado, foi assinado recentemente o contrato de construção de um prédio para a área de Necropsia. A obra envolve recursos da ordem de R$ 640 mil e deverá ser iniciada em breve.

Constitui também um projeto futuro da direção um novo hospital veterinário, completamente modernizado para atender a grande demanda da região.

Além do curso regular de Medicina Veterinária, a Faculdade mantém também em funcionamento, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), duas turmas especiais com alunos oriundos de assentamentos. Além dos cursos de Graduação, a unidade conta com o Programa de Pós-Graduação em Veterinária.

O veterinário na agroindústria

delgadoA segunda palestra da manhã foi proferida pelo gerente de operações da BRF (ex Brasil Foods), médico veterinário Fabrício Delgado, que falou sobre O perfil do médico veterinário com atuação na agroindústria. Natural de Pelotas e egresso da Faculdade de Veterinária da UFPel, Delgado falou sobre sua experiência na área.

“Estou gestor, mas continuo veterinário”, observou o palestrante, ao descrever suas ligações com a cidade e seus colegas de profissão. Na atual BRF, empresa com 80 anos de existência e maior exportadora de frangos do mundo, ele iniciou como veterinário sanitarista, sendo guindado aos cargos de supervisor, gerente de genética, gerente corporativo de agropecuária, até chegar à direção de operações, atividade que envolve da área do campo até o produto final. “Me orgulho muito de ser formado em Pelotas e ter levado muita gente daqui para a empresa”, enfatizou.

Histórico

A Faculdade Veterinária UFPel foi fundada em 1883 como Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática. Em 1890 recebeu a denominação de Lyceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária e finalmente em 1909 o Liceu passou a chamar-se Escola de Agronomia e Veterinária e no de 1926 foi acrescentado o nome de “Eliseu Maciel”, permanecendo a seguir como Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel. A partir desta, constitui-se a Universidade Rural do Sul que em 1967 passou a chamar-se Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul. O Decreto 750 de 08/08/1969 extingue então a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul transformando-a em Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Faculdade de Veterinária constituiu-se então, numa Unidade Acadêmica da UFPel, através de uma evolução institucional.

Publicado em 12/09/2014, nas categorias Destaque, Notícias.