Ranking da Folha mostra avanços da UFPel

campus reitoriaO Ranking Universitário Folha (RUF), publicado pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira(8), confirmou a Universidade Federal de Pelotas em quarto lugar no ranking gaúcho e sua posição entre as 30 melhores do país. Nos itens Pesquisa, Internacionalização e Inovação, a Instituição melhorou seu desempenho em relação aos anos anteriores.

No critério Internacionalização, no qual a Universidade apresenta a segunda melhor posição dentro dos itens avaliados, a UFPel destacou-se por subir 22 posições, passando do 51º lugar para a 29ª posição.

Para o item Pesquisa, o Ranking Universitário Folha leva em conta o total de publicações, total de citações, citações por artigo, publicações e citações por docente, publicação em revistas nacionais e recursos captados.

O ranking de Internacionalização considera as citações internacionais por docente, publicações em coautoria internacional e o número de docentes estrangeiros.

RUF – Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Na edição de 2014 há dois produtos principais: o ranking de universidades e o ranking de cursos.

No ranking de universidades estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

O ranking completo e outras informações podem ser acessadas pelo link http://ruf.folha.uol.com.br/2014/

Publicado em 09/09/2014, nas categorias Manchete, Notícias.