Início do conteúdo

Ato e show abrem CIC, Enpos e CEC

DSC_0012 DSC_0085  DSC_0020 DSC_0048 DSC_0065Em um Teatro Guarany lotado, foram abertos na noite desta segunda-feira (8) o 23º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 16º Encontro de Pós-Graduação (Enpos) e o 1º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), eventos que ocorrem ao mesmo tempo durante toda esta semana na UFPel. A abertura ocorreu com manifestações da Administração Superior e com show do músico Vitor Ramil. Os eventos fazem parte das comemorações dos 45 anos da Universidade.

A primeira grande atração da noite foi a execução dos hinos nacional e do Rio Grande do Sul pelo Programa de Extensão em Percussão da UFPel. O grupo deu ritmo próprio aos hinos, encantando o público.

No ato de abertura, o reitor Mauro Del Pino destacou a característica inédita desta semana, de mesclar atividades de várias áreas, como de Ciência, Tecnologia, Inovação, Arte, Cultura, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. “Tudo isso no mesmo espaço da Universidade, num excepcional processo de troca e interações entre toda a comunidade”, ressaltou.

O reitor frisou ainda a importância da constituição do Fórum de Extensão, Arte e Cultura Popular, um dos eventos que serão realizados dentro do CEC, na sexta-feira (12). “Será um fórum social que apontará políticas que a Universidade deve implantar”, observou Del Pino.

A satisfação de ver as participações de estudantes e professores em todos os eventos foi registrada pela vice-reitora, Denise Gigante. “Os congressos e encontros são um grande sucesso. É muito bom ver estes eventos crescerem cada vez mais”, disse a vice-reitora.

Trabalho

“Este é o momento para apresentarmos os resultados dos nossos trabalhos”, registrou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Luciano Agostini, fazendo referência às apresentações de quase 1,6 mil trabalhos no CIC e de quase 800 no Enpos. Ele fez um rápido balanço das ações e da gestão da Pró-Reitoria e assinalou ainda a participação de 26 ideias no II Concurso de Ideias Inovadoras. Para Agostini, o desempenho da Universidade demonstra o potencial da Instituição na construção de um mundo melhor.

O momento ímpar vivido na UFPel foi destacado pelo pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, ressaltando o trabalho conjunto entre as áreas de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. Registrou toda a programação que se realizará durante a semana, com destaques para as palestras, lançamento da Revista Expressa Extensão, Encontro de Estudantes Extensionistas e o Fórum de Extensão, Arte e Cultura Popular.

CIC

O Congresso de Iniciação Científica tem por objetivos valorizar o corpo docente da instituição dedicado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa; incentivar alunos de graduação visando à formação de novos pesquisadores e qualificando-os para os programas de pós-graduação; fomentar a atividade de pesquisa; integrar a comunidade científica e acadêmica; promover a interação entre a UFPel e instituições com interesse nas atividades de pesquisa desenvolvidas na universidade; divulgar o desenvolvimento da pesquisa desenvolvida na instituição e aproximar a pesquisa universitária e a sociedade.

O CIC é o maior evento científico da UFPel, congregando alunos e professores das mais diferentes áreas do conhecimento e de inúmeras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

Confira a programação das palestras do CIC no arquivo abaixo, incluindo salas e horários. Cada participante deve assistir à palestra no turno escolhido no momento da inscrição.

Programacao_das_Palestras_do_XXIII.pdf

Enpos

O 16º Encontro de Pós-Graduação é um espaço destinado aos alunos dos Programas de Pós-Graduação da UFPel, com o objetivo de disseminar o conhecimento produzido, promovendo maior integração entre os Programas. Confira tudo na página do evento, que é a http://www2.ufpel.edu.br/enpos/2014/?sec=home .

CEC

O Congresso de Extensão e Cultura, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em 2014 é uma das ações que comemora os 45 anos da Universidade. Reverencia com o slogan “memória e muitos tempos” a memória, não apenas das quatro décadas e meia da fundação da Universidade, mas da trajetória anterior das instituições que a constituíram. O evento marca, também, a extensão do conhecimento, do impacto social e da integração que a Universidade deve e deseja ter sobre a realidade social.

O CEC, conforme a organização do evento, incentiva a participação de alunos da UFPel e de outras instituições acadêmicas nas formas de comunicação oral de trabalhos de extensão e de publicação nos Anais do Congresso.  O CEC também oportunizará três eventos:  Colóquio de Integração Cultural Brasil-Uruguai; Encontro de Estudantes Extensionistas; e o Fórum de Extensão, Arte e Cultura Popular.

A inscrição no CEC dá direito a assistir e participar de todos os eventos, que pretendem, no seu conjunto, ampliar a discussão sobre as muitas facetas da extensão na sociedade. Durante o Congresso ocorrerão mesas sobre as questões prementes da extensão. Haverá apresentações artísticas e o lançamento do Prêmio de Extensão Aldyr Garcia Schlee.

O Congresso objetiva, deste modo, fomentar a reflexão sobre a extensão universitária na contemporaneidade, reunindo uma comunidade expressiva, ativa e com grande compromisso social pela memória e na perspectiva de outros tempos.

Até esta terça-feira (9) ocorrem as apresentações de trabalhos.

O Colóquio de Integração Cultural Brasil Uruguai ocorre nesta quarta-feira (10), o Encontro de Estudantes Extensionistas na quinta-feira e o Fórum de Extensão, Arte e Cultura Popular na sexta-feira. Confira as programações e todas as informações sobre o CEC na página http://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/ .

Pesquisa, Cultura e Ciência

Em paralelo ao CIC, ao Enpos e ao I CEC, é realizado também o I Ciclo de Discussões: Pesquisa, Cultura e Ciência. Confira a programação e inscrições em  http://wp.ufpel.edu.br/prppg/2014/09/05/i-ciclo-de-discussoes-pesquisa-cultura-e-ciencia/ .

Publicado em 09/09/2014, nas categorias Destaque, Notícias.